Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cascatinha do Caraça

Destino: Cascatinha do Caraça
Distância Aproximada : 2,00 KM (ida)
Cachoeiras no caminho : Não
Altitude Inicial : 1297m
Altitude Final : ?
Altitude Máxima no percurso : ?m
Variação de Altitude da trilha : =~ ?m
Passagens pela água : Não
Trilha bem demarcada : Sim
Perigo de perder : Não
Dificuldade : Baixa




Esse é o primeiro destino desbravado do famoso Parque do Caraça. Tal parque, localizado a apenas 100 km de BH esconde uma beleza e paz impressionantes. O acesso ao parque não é tão simples: Não existem ônibus diretos para lá. Para chegar lá é preciso ir de carro ou pagar um carro particular até a entrada do parque. Até o momento da escrita deste post, um carro particular saia, de desde Barão de Cocais (cidade próxima) por volta de 40 reais, incluindo a entrada ao parque.

O preço da entrada de um automóvel no parque (por ora é de R$10,00).

Chegamos ao parque por volta das 17 horas. A entrada do parque é um portão onde se lê "Santuário Colégio do Caraça Parque Nacional do Caraça IBDF/PBCM", onde-se paga a entrada.

Entrada do Parque do Caraça

Ficamos numa pousada chamada "Engenho de Minas". A entrada da pousada fica logo no início do parque, onde-se entra numa estrada de terra tranquila, a direita. Cerca de 1km de estrada de Terra. A pousada é muito barata e de excelentes condições. São acomodações simples (quarto com banheiro, mas sem tv's, geladeiras ou ar condicionado). Coisas realmente dispensáveis para o local.

A água do chuveiro é muito quente (excelente) e há uma geladeira comunitária que pode ser usada pelos hóspedes. O café da manhã é muito bom (e variado) não deixando nada a desejar. Até o momento deste post, a diária era de R$32,50.

A pousada mais famosa, no entanto, fica no próprio Santuário (onde é realizada a Missa diária, onde está o antigo colégio e onde o lobo vai se alimentar).

Fazenda do Engenho, vista da Entrada do Parque (no meio do nada)

Fomos jantar cedo, uma vez que não existem opções de janta dentro do Parque. A única opção é o jantar no próprio Santuário: você deve comprar uma fichinha algum tempo antes do início da janta (que é as 18). O jantar termina religiosamente (literalmente) as 19:30. Isso porque as 20 é hora da missa e o jantar deve terminar antes do início da missa.

No Santuário é possível visitar a Lojinha que vende pequenas lembranças do local, fica aberto até as 17:30.

Biblioteca Restaurada, em frente ao Santuário


No começo da noite, entra em cena uma das maiores atrações do local: O Lobo-Guará. Confesso que não acreditei que o Lobo viria naquela noite, porque devia haver umas 30 pessoas no Adro (pátio) da igreja, ou seja, havia muito barulho. Eu duvidei que o Lobo viesse mesmo com a multidão.

De repente, enquanto eu tirava algumas fotos dentro do Santuário, percebi que as pessoas se amontoaram na varanda da Igreja. Só podia ser uma coisa.

O lobo estava rondando la embaixo, onde fica o estacionamento, já se preparando para subir até o pátio. Nesse momento, um dos porteiros do Santuário pede silêncio e avisa que o Lobo só subirá caso as pessoas permanecessem em silêncio (e não tirassem fotos com flash). Só então, o porteiro colocou um tabuleiro no chão, cheio de carne.

O lobo, com o silêncio, subiu, bem desconfiado, mas subiu, olhando para os lados, meio temeroso. Cheirou rapidamente o tabuleiro, mas foi espantado por algumas fotos com flash (sempre tem alguém que não respeita).

Pessoal no Adro da Igreja, a espera do Lobo (Tabuleiro no chão com carne)

O Porteiro repetiu as "instruções" e pouco depois o lobo voltou a subir. Dessa vez , ele não só cheirou como começou a comer toda a carne. Foram cerca de 7 minutos observando o show: O Lobo-Guará comia a carne sem se importar com os sussurros ou com a quantidade de flashes que se sequenciavam.

Provavelmente o Lobo já está acostumado com a fama, apesar de a cada mordida olhar para os lados para ver se nada de errado estava acontecendo. O tamanho do Lobo impressiona, não é um mero cãozinho, é um cão e tanto.

Depois de quase terminada a carne, aquele lobo se vai, o macho. Isso um pouco antes da missa. Terminada a missa, o barzinho do Santuário abre vendendo bebidas desde refrigerantes e sucos até cervejas e vinho. Tradicional que as pessoas levem vinhos para a cidade para assistir o lobo. Além do barzinho (que é uma portinha aberta dentro do Santuário) servem também pipoca e o tradicional chá (que tem sem açúcar e com açúcar) sem precisar pagar nada.

O chá e a pipoca ajudam a esperar o lobo - dessa vez a fêmea - que vem um pouco depois do lobo macho. Esperamos até as 21:15, mas o lobo não havia chegado, apesar dos moradores do local garantirem que o segundo lobo apareceria. Tiramos mais algumas fotos mas não esperamos o lobo fêmea aparecer.

Voltamos em paz para a Fazenda do Engenho onde o silêncio depois das 22 reina absoluto. Acordamos cedo e fomos ainda premiados com um super café da manhã, com direito a frutas, sucos naturais, pão de queijo, chá, café, Toddy, ovos, salsichas etc.

As 9 e 30 da manhã estávamos novamente no santuário para iniciar a trilha.

--
A trilha para a Cascatinha é muito fácil e rápida. Como estávamos participando de um Trekking, não podíamos parar muito tempo. Para chegar a Cascatinha basta seguir por cerca de 2km na trilha principal.

A água da cascata é muito gelada (mesmo no verão!) - como comparação, digamos que ela é tão gelada quanto a água da cachoeira farofa no inverno. Não dá pra ficar muito tempo dentro da água. A água é bem marrom, devido a XXX e limpa. Não temos informações se a água é boa para beber. Em todo caso, não consumimos nada da água.


Cascatinha - Cerca de 15 metros de quedas e logo mais uns 10 metros (mais abaixo)

Além da Cascatinha, há poucos kms (a verificar) de distância existe uma grande pedra de onde se pode ter uma das melhores vistas (de fácil acesso) do local. Infelizmente, ao chegar nessa pedra chovia torrencialmente e foi difícil registrar o momento e a paisagem em geral. Mas "A Pedra" é igualmente imperdível.

Vista da Pedra, no meio da Trilha


Dicas:
  • O Parque do Caraça é de fácil acesso, mas não existem ônibus ou conduções baratas que levem até lá. O recomendado é ir de carro.
  • A entrada e a estadia são muito baratas. O gasto geral é baixo.
  • Não existem vendas ou restaurantes no local. Existe apenas um lugar para almoço e janta com horários determinados. Fique de olho! (12:00 as 14:00 - almoço, 18:00 as 19:30 - janta)
  • O lobo visita o Adro (pátio da igreja) todos os dias, mais ou menos as 20:00 (não tem horário certo)
  • A cascatinha e a Cascatona são de fácil acesso. (trilhas consideras fáceis).
  • É possível fazer a trilha da Cascatinha e da Cascatona em apenas um dia (mas com um carro pra se locomover entre as trilhas).
  • Existem trilhas para o alto das montanhas (mais complicadas e exigem guia) (ainda não desbravadas)



Resources:
Fotos:aqui

Vídeos:
Mapas:

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras