Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Serra Morena

O Objetivo:
Cachoeira Serra Morena (3 quedas)

Os Desbravadores
Diego, Liu, F2, Michely, Valentim

A Distância Total Percorrida
20km

Nível
Fácil

Local:
Serra Morena (Serra do Cipó)

From Serra Morena


Informações e números:
Logística:
Belo Horizonte -> Serra do Cipó
Tempo de viagem -> 1 hora e pouco
Distância -> ~108km (ida)
Estrada -> Asfalto (em boas condições) até o km 102 (início da subida da serra). Depois + 5km de estrada de terra em médias condições. Como pegamos dias sem chuvas, a estrada estava seca e favorável, mas tenha em conta que em dias chuvosos, a situação pode se complicar. Há uma subidinha chata na estrada.

Existe ônibus que leva até a Serra do Cipó( empresas Saritur ou Serro).Porém, elas não fazem os 5km finais de estrada de terra até o parque. Para lá, só de carro, ou encarar essa caminhadinha a pé.

Duração (média):Estacionamento do Parque - 1a. queda : 10 minutos
1a. queda - 2a. queda : 15 minutos (com subida e trilha bem demarcada)
2a. queda - 3a. queda : 15 minutos (com subida e trilha bem demarcada)

Distâncias
Estacionamento do Parque - 1a. queda : [verificar]
1a. queda - 2a. queda : [verificar]
2a. queda - 3a. queda : [verificar]

PreçosR$ 15,00 por pessoa - a entrada no parque. Achamos um preço caro. A cachoeira é muito bela mas o preço é meio abusivo. Tentamos negociar (sendo 5 pessoas) mas não conseguimos. O tratamento foi meio ríspido na portaria. Lá dentro não há venda de alimentos. Leve o que comer.

A Trilha:Dificuldade geral : fácil
Passagem pela água : Não.
Passagem por mato: Não.
Oferece perigo: Baixo
Perigo de perder: Baixo (há trilha para as 3 quedas)

Breve Descrição
Para a 1a. queda a trilha é muito rápida e fácil. Não tem subida e não oferece dificuldade. Basta seguir a placa e chegar até a queda.

Da 1a. queda para a 2a. queda, também existem placas e não tem erro chegar até lá. Tem apenas uma subidinha razoável que te cansa um pouquinho, mas ela termina rápido. Depois dessa subida, você desce o morro até chegar a 2a. queda (que é a maior e mais bonita).

Da 2a. queda para a 3a. queda não há muita informação. As pessoas normalmente não vão até essa 3a por ela ser menor que a segunda. Essa parte da trilha também não oferece dificuldade. Para achá-la, basta virar a direita, e seguir sempre a direita, ao seguir no sentido de volta para o estacionamento (voltando, achou a direita, vire). É uma subida, mas também não cansa muito.

Dicas:
  • Nós fomos no sábado de carnaval, e ainda assim ela não estava muuuito cheia. Mas se quer um lugar mais vazio, escolha um fim de semana comum.
  • Gaste mais tempo na segunda queda. Ela é sem dúvida, a melhor.
  • Não deixe de ir até a queda da segunda cachoeira. Lá dá pé, e dá pra ficar do lado da queda. Tem uma prainha . Muito legal!
  • Não deixe de vistar a 3a,. queda. De lá, você tem uma bela vista da 2a. Muito bom!
Fotos (Principais Pontos):

Casinha no início da Trilha. Isso já é dentro do parque Serra Morena. Mas para decepção geral, a casinha fica fechada.
From Serra Morena

1a. queda de Serra Morena. Possui uma queda de aproximadamente apenas 7 metros, porém possui um ótimo poço para nado. (é fundo). Dá pra chegar até a queda. O poço tem cerca de 20 metros de comprimento. É possível ficar confortável nas pedras ao lado direito da queda, pra quem olha pra ela.

From Serra Morena

Após a subidinha da queda 1, essa é a visão que você tem. U m pouco antes de chegar a segunda queda. (a mais bonita)

From Serra Morena
Chegando mais perto da Serra Morena que bomba. Um chute de uns 50 metros de queda [verificar no gps].


From Serra Morena

Após chegar na segunda queda. Vista do chão.

From Serra Morena

Vista um pouco da lateral direita. Para chegar um pouco mais próximo a queda é preciso pisar em água. As pedras são muito escorregadias, tome cuidado! O poço é bem grande (um pouco maior do que o da queda 1). Deve ter cerca de 30 metros de comprimento por 30 de largura. A queda é bem espalhada, como se vê. Da pra chegar com tranquilidade até ela, sem muito esforço. ao chegar próximo, existe luar para se encostar. Mais a esquerda da queda existe uma prainha, lugar agradável para se ficar. A localização da cachoeira possibilita bastante sol durante o dia e a tarde.


From Serra Morena



Visão da trilha para a terceira queda - Aqui já haviamos virado a direita.


From Serra Morena

Visão após chegar a base da terceira queda, olhando para o poço da segunda queda.

From Serra Morena

Quadradinhos pré-segunda queda (vistos de cima)

From Serra Morena

Terceira queda. Bem larga e pequena. O poço é menor, com uns 7 metros de comprimento e que se estica um pouco pela direita. Mais próximo a segunda há um segundo laguinho também.

From Serra Morena

Essa é a quarta queda! 1 metro de altura mas com um poço bem longo (~40 metros). Para chegar a ele basta subir a terceira queda, pelo leito.

Esse poço começa com muitas pedras, depois fica bem fundo e logo vai ficando raso até uma prainha quase na altura da água. Vale a pena!

From Serra Morena



MapaEm breve colocamos a trilha GPS aqui. aguarde!

6 comentários:

Anônimo disse...

Tenho tido muitos problemas com o calor insuportável de Belo Horizonte e a falta de tempo (e dinheiro) me permite apenas passeios de um dia só, o que já estava ficando complicado, porque encontrar cachoeiras suficientemente próximas e suficientemente vazias parece uma junção impossível (para dar uma idéia, eu e meu namorado chegamos ao cúmulo de tentar ir a Lavras Novas no último domingo. É CLARO que o passeio melou =/ )
Esse blog foi mais que um simples achado: já foi eleito nosso guia para todos os passeios que fizermos por Minas.
Espero que o mantenham no ar por muito tempo ainda ^^
Julia

Diego disse...

Julia,

Muito obrigado pelas palavras :)

Depois mande um email de contato pra nos integrarmos em um grupo de email (que fiz pra trocar ideia com pessoas interessadas em trekkings e cachoeiras!)

Grande abraço

Anônimo disse...

Antonio, vc passou muito do parque, este lugar é uma pousada particular denominada Serra Morena, ex fazenda do Cornelio. A entrada real do Parque da Serra do Cipó é depois do Hotel Veraneio.
Abs.
Marcos Castro

Anônimo disse...

Boa noite! Anda muito para chegar na segunda cachoeira? E são quantos km de estrada de terra até chegar na serra morena? Obrigada!

Diego disse...

OI Anonimo:

São 5km de estrada de terra.
E da primeira pra segunda é pertinho! Trilha tranquila, vai tranquilo!

thiagoab disse...

Galera ainda na serra do cipó, existe uma ótima opção q é o parque nacional, entrada gratuita, com 3 cachoeiras na portaria do retiro, acesso muito bom até a portaria, para quem não conhece o acesso é bem fácil, na rotatória da polícia militar e só subir a avenida e seguir as placas, mais ou menos 5 km do posto da polícia militar, lá não tem nenhum tipo de comércio, e interessante levar alimentação para todo percurso. Cachoeiras gavião, andorinhas e tombador.

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras