No Parque Nacional de Ibitipoca
6 km (segundo dia)
Nível Fácil
Circuito Das Águas
6 km (segundo dia)
Nível Fácil
Circuito Das Águas
Atrações:
- Cachoeiras
- Lagos
Ibitipoca, Site Oficial
Parque de Ibitipoca, Wikipedia
Ibitipoca Parte I - Janela do Céu (mais informações do Parque)
Distâncias:
De São Paulo – 436km
De Rio de Janeiro – 256km
De Belo Horizonte – 266km (ou 350km) (Fizemos esse caminho)
De Vitória – 568km
Escolhemos o Circuito das Águas (~7km) no segundo dia porque ele é bem mais leve do que o Circuito Janela do Céu (~17km). Porém não (mesmo) menos surpreendente. Existem muitas atrações nesses poucos 7km. Grutas, cachoeiras, vistas lindas e vários pontos para mergulho. Esse circuito, assim como o da Janela do Céu, possui uma trilha de ida e uma de volta (claro uqe você pode fazer a mesma para ir e voltar).
Nós começamos pela trilha que se inicia no Lago das Miragens.
Passando pela extensão do rio, até chegar na Ponte de Pedra (lugar muito diferente e deslumbrante).
Logo, descendo uma boa ladeira até alguns mirantes, e chegando até a Cachoeira dos Macacos (e também na Cachoeira da Pedra Quadrada por cima).
Na volta, fechamos o circuito voltando pela parte de cima. Apesar de ser menor, sobe-se mais. Mas a vista compensa muito. Você assiste a todas as "atrações" porque passou na ida, só que por cima.
A seguir as fotos mostram esse percurso:
Essa foto mostra o primeiro paredão do Circuito. De cara, já dá vontade de ficar por aí. O Lago das Miragens é bem grandinho e permite um bom mergulho. Do paredão é possível pular com tranquilidade, inclusive de cabeça.
A água é fria e de cor avermelhada. É possível continuar descendo pelo leito do rio.
Logo após o Lago você se encontra com uma queda intermediária que dá pra tomar uma ducha legal.
É legal notar que a água que cai nesse Lago provém de um tunel embutido ao paredão. Fique atento! ^^
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Essa é a queda intermediária, logo após o poço das Miragens. Dá pra chegar facilmente a ele.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Continuando pela trilha normal se chega a Ponte de Pedra. A principio, tem-se a expectativa que vai se passar por cima da ponte, como toda ponte deve ser. Mas você passa por baixo dela,. Trata-se de um túnel por onde a água passa em direção a cachoeira. O conjunto é sensacional. Muito legal tirar fotos aí. Após passar por baixo da ponte, a água desemboca numa cachoeira.. que vem a seguir.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Detalhe da Ponte de Pedra, focando no curso do rio que passa por ela.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Foto tirada do último mirante antes de chegar na Cachoeira dos Macacos. Perceba no canto superior direito como a água desemboca da Ponte de Pedra (túnel) até cair na cachoeira. A trilha (depois que se vê a Ponte de Pedra - e você não segue o curso do rio, porque é perigoso) segue por cima da Ponte descendo a montanha. Existem dois mirantes. Um que diz que você está sobre a Cachoeira, e este segundo, de onde a foto foi tirada.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Cachoeira dos Macacos, com cerca de 5 metros de queda e uma caía direta. Dá pra se chegar facilmente até a queda. O poço da pé em praticamente todos os pontos. Próximo a queda dá pé. Também dá pra ficar atrás da queda.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Cachoeira vista mais de perto. Quanto ao poço, deve ter uns 7 m de comprimento por uns 15 de largura. Legalzinho pra dar um mergulho bacana.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Abaixo você vê a Cachoeira da Pedra Quadrada. Essa Cachoeira vem logo após a Cachoeira dos Macacos. Infelizmente, não existe uma trilha para se chegar a ela. O Parque Estadual de Ibitipoca termina exatamente quando começa sua quedr ta.
Nós encontramos algumas placas informando que a trilha para é impedida. ALém disso não conseguimos avistar tal trilha. É possível analisar facilmente a dificuldade de se chegar a ela e dess análise, concluimos que dá pra chegar, mas o nível é difícil. A cachoeira é margeada por 2 paredões quase verticais, e não oferecem nenhuma trilha fácil. Na próxima ,tentarems essa! Mas dessa vez não deu.
A altura dessa cachoeira, assim como a Cachoeirinha é de cerca de 70 metros.
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Foto tirada na Trilha de volta do Circuito das Águas, passando por cima. Note que se chega até a altura do Restaurante, por sobre os paredões. A vista é sensacional. E essa trilha oferece de 5 a 6 mirantes para se contemplar e tirar fotos. A trilha termina na Prainha, onde foi colocada uma escada que permite atravessar o rio em direção ao Restaurante. Vale a pena fazer essa trilha!
From Ibitipoca II - Circuito das Águas |
Vídeos:
Lago das Miragens
Ponte de Pedra
Cachoeira dos Macacos
Mapas:
Consegui finalmente plotar o GPS no Google Maps. (apesar de dar um trabalhinho bom..)
Como prometido, segue o percurso feito no segundo dia:
Circuito das Águas
View Ibitipoca - Circuito das Águas in a larger map
Abaixo o GPS do Dia 1 - Circuito Janela do Céu
View GPS TrackMaker in a larger map
Download de Mapas
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário