Páginas

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lapinha - Cachoeira Bicame e Lajeado

Lapinha da Serra
20 km (primeiro dia),12km (terceiro dia)
Nível Médio

Referências:

Distância e Caminho:
Belo Horizonte - Lapinha : 156km

Passe por Lagoa Santa, em direção a Serra do Cipó. Daí existem duas opções:

1. Virar no trevo de Baldim (caminho menor mas de mais terra)
  2. Seguir reto até Cardeal Mota e virar a esquerda (mais largo mas muito mais tranquila a estrada).

Obs: Estão pavimentando o trecho 2.

Roteiro Rápido:

• Veja as dicas do dia I (referências).
  • Não é necessário guia para chegar as Cachoeiras Bicame e Lajeado.
  • Não faça Bicame e Lajeado em um só dia (elas ficam bem distantes) (fizemos em dias separados)
  • Não se paga para entrar em nenhuma dessas duas cachoeiras.
  • Caso for alta temporada, chegue bem cedo a portaria pra entrada de Bicame - o número de vagas é limitado a 30!
  • Lajeado tem água nas épocas de chuva (dezembro - abril). No inverno
Roteiro Bicame:

Ao contrário do que dizem, você não precisa de Guia para chegar a esta excelente cachoeira. Ainda mais com o preço abusivo que os guias de lá cobram em Lapinha (R$ 20,00 por pessoa!!). A trilha não é grande e não tem maiores obstáculos. Aliás, essa é uma regra geral: antes de contratar um guia (porque viu na internet) procure saber, pergunte aos nativos, pesquise trilhas de GPS. Muitas das vezes o guia é desnecessário (como aqui é o caso).

Para chegar lá, a trilha é bem demarcada em toda a sua extensão. (Utilize o gpx disponibilizado no mapa ao fim deste post).

Dicas para achar a trilha:
  • Pergunte aos moradores de Lapinha, nem todos a conhecem, mas alguém vai saber te indicar mais ou menos.
  • A primeira parte da trilha (de carro) não tem erro. Siga de carro como se estivesse indo embora de Lapinha. No cotovelo (aquela curva de quase 180o.) siga reto em direção a Santana do Pirapama (e não a BH).
  • Siga de carro até onde der (você vai passar algumas porteiras).
  • Depois siga reto até encontrar a Fazenda que controla a entrada.
  • Não é cobrada taxa de entrada, mas apenas 30 pessoas por dia entram. Eles não abrem exceções e nem reservam. Chegue cedo!!!
  • Na fazenda, pergunte ao senhor que o atende, ele te explicará com muita solicitude.
  • Em todo o caso, logo depois da fazenda, a atrilha segue a esquerda (uma trilha menorzinha, mais escondida). E segue assim até a Cachoeira de Bicame, tranquila.

Distâncias:

Vilarejo - Fazenda da Água - 4,71km. (de carro)
Início Trilha - Fazenda de Parada - 5,28km. (a pé, a menos que tenha um jipe)
Fazenda - Cachoeira - 4,4km. (a pé)

Fotos:

Aqui é o ponto onde paramos o carro. O que nos impede de seguir é que (pelo menos na época de verão) existe um riozinho (que parece artificial) no meio da estrada. Parece que foi feito artificialmente para impossibilitar que carros passem por ali. Esse riozinho, na foto, está onde está a boiada (estão passando por ele). Não é fundo, mas é o suficiente para carros de passeio não passarem. A trilha segue pela estrada de terra até chegar a Fazenda de parada.
From Lapinha - Bicame + Lajeado

Depois de subir a montanha, sempre pela Trilha normal, esta é a porteira para a Fazenda que recebe os visitantes. Lembre-se: São apenas 30 visitantes por dia!

Aqui já estamos na terceira parte da trilha (só a pé mesmo). A trilha é muito tranquila (só lembre-se de não errar.. vire a esquerda após passar pela Fazenda de Controle). e segue fácil até Bicame. mas tem uma subida relativa até lá.

Depois de uma curvinha a direita, margeando uma montanha, vê-se Bicame de longe. A vista é estonteante. Agora só falta descer até ela.
From Lapinha - Bicame + Lajeado

Aqui, quase no pé dela, detalhe para o leito do rio que a queda forma. É um rio bem largo e grande. Das cachoeiras que conhecemos hoje, é o maior. (nunca tinha visto um rio tão largo assim). A trilha chega pelo lado direito da cachoeira.

Agora já perto dela. Parte da queda dela. Queda impressionante.

Foto pegando quase toda sua extensão.
Números:
Altura: 70 metros.
Largura : =~60 metros.
Área do poço: Muito grande. É um quadradão de uns 60m x 40m.
Profundidade do Poço: Não sabemos. Parece ser muito fundo.
Posição do Sol : Fomos com chuva!! Não podemos precisar isso muito. Mas a cachoeira é muito aberta , deve bater bastante sol em grande parte do dia.
Quantidade de água x Estação : Foto tirada em abril. Época de cheia, bastante água. No inverno deve ser bonita também.
Vegetação/pedras em volta : Possui dois paredões de pedra em 45 graus em volta, com mato, não trivial de se escalar. É mais fácil passar por trás.
Cor da água: escura, tipo coca-cola.
Temperatura da água: fria. mas nesse dia, como chovia, não parecia tão frio (era frio na hora de sair).

Notas:
Nadabilidade do poço : 5
Pulabilidade do poço : Nota 2. Eu não vi lugares para se pular... mas também não tivemos muuita chance de procurar, devido a chuva.
Ficabilidade debaixo da queda: Nota 4. É emocionante. Queda muito alta e com muita água. Para chegar debaixo da queda é tranquilo, mas a força da água é forte.. é preciso saber nadar para isso. Debaixo da queda, apesar de não parecer existem muitas pedras.. dá pra ficar em pé sobre ela e também recorrer toda sua extensão passando por trás da queda. Se ficar diretamente abaixo da queda dágua é divertido, mas quase chega a doer.

Cachoeira Bicame de longe - voltando

Esse é o monte que esconde Bicame da trilha. Só no finalzinho da trilha é que vc ela. São os ultimos 200 metros da trilha. Eu aí, estou fora da trilha,tirei uma foto perpendicular a trilha. A trilha margeiaesse monte virando a direita - onde a cachoeira está.

Esses galhos juntados apareceram várias vezes durante a trilha, em lugares onde a água criava pocinhos chatos de atravessar (nada demais, mas chatos). Ou seja, além de ser uma cachoeira impressionante, e ser de graça, a trilha é muito bem cuidada.

Custo X benefício da Trilha/Cachoeira : 5 (nível de 1 a 5).

Vídeos:

Chegando em Bicame:

Pancada de Água:

Pela Diagonal:

Mapa:

View Lapinha - Bicame in a larger map

Roteiro Lajeado:

No terceiro dia da viagem fomos a Cachoeira do Lajeado. Muito linda também. Essa cachoeira possui bem menos água do que a Cachoeira Bicame. Também não é necessário guia. Para chegar lá, basta atravessar o lago (como se estivesse indo para as Cachoeiras do Vilarejo (Paraíso e Rapel). Logo após a travessia , margeie o lago , virando à direita.

A trilha é sempre bem demarcada, com algumas bifurcações. Siga sempre o mais reto possível. Nos últimos 200 metros você enfrenta uma subida de uns 60 metros e logo desce novamente até chegar a cachoeira.

Dicas para achar a trilha:

• Esta trilha é mais fácil que a trilha para Bicame.
  • Pergunte aos moradores de Lapinha, eles te explicarão como chegar.
  • Após cerca de 3 km existe uma trilha que vira a esquerda, subindo a montanha. Não siga por ela.
  • Prefira conhecer esta cachoeira no verão (época de chuvas), porque a queda dessa cachoeira é fraca (apesar de muito larga).
  • Você pode alugar um cavalo para fazer esta trilha, mas não até o final. Mais pro final você etm que atravessar um corregozinho (o cavalo pode ter dificuldades nesse ponto) e os ultimos 200 metros você deve fazer o passeio sem ele (muitas pedras, em subida e descida).

Distâncias:
Do Vilarejo até a Cachoeira - 5,5 km (de caminhada).

Fotos:

Comecinho da trilha: A mesma que para as Cachoeiras Paraíso e Rapel. Atravesse o lago (atrás você vê o vilarejo) e logo vire a direita, seguindo a trilha que logo aparecerá.
From Lapinha - Bicame + Lajeado

Lago que fica a sua direita no comecinho da trilha.. logo uma montanha irá dividir o lago de um rio, você seguirá margeando o rio, sem erro.

Aspecto geral da trilha até chegar a Cachoeira. No problems.

Casinha nos últimos 1,5km da trilha. Se for de cavalo, pode deixá-lo aqui.
From Lapinha - Bicame + Lajeado

Chegando na cachoeira. Depois de subir a montanha, para descer. (últimos 500 metros).

Cachoeira Lajeado vista de lado. É um paredão bem largo (maior cachoeira , em largura que vimos até hoje). Talvez a maior cachoeira em área total do paredão que toma. Não cai muita água concentrada, mas cai muuita água espalhada (por isso no nome). É uma cachoeira bem diferente e poderosa (pelo tamanho da área que ocupa).

Números:
Altura : 50m.
Largura : cerca de 70 m.
Área do poço: Uns 40m (largura) x 15m (comprimento). Sendo que o poço é no formato triangular.
Profundidade do poço: Não é muito fundo. Cerca de 2 metros. Talvez haja alguns pontos mais fundos.
Posição do Sol : Estava nublado no dia, mas também é uma cachoeira muito aberta, bate bastante sol.
Quantidade de água X estação : No verão cai bastante água, como se vê. No inverno, já ouvimos relatos de que quase não cai água.
Vegetação em volta : bastante mato pelos lados.
Cor da água : escura tipo coca-cola.
Temperatura da água : Fria.

Notas:
Nadabilidade : Nota 4. Dá pra nadar beleza.
Pulabilidade : Nota 2. Muitas pedras nas extremidades e poço não é fundo.
Ficabilidade debaixo da Queda : Nota 5. Dá pra escalar quase toda a extensão da queda. Excelente para relaxar, inclusive debaixo dela. Queda de água não machuca.

From Lapinha - Bicame + Lajeado

Detalhe do poço e vegetação na porção esquerda (pra quem está olhando pra queda)

Dá pra ficar dos dois lados da queda. Essa eu tirei do lado esquerdo dela)
Custo X Benefício da Trilha/Cachoeira Lajeado : 4.
From Lapinha - Bicame + Lajeado

Parte da queda toda. Se você notar bem, a formação de Bicame e Lajeado são parecidas. As duas largas e com muito verde em sua formação rochosa. Só que Bicame tem uma vazão muito maior de água. Lajeado é mais de leve. As duas igualmente bonitas.

Vídeos:

Mapa:

View Lapinha - Lajeado in a larger map

Download de Mapas:
1.Cachoeira Bicame
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)