Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Catas Altas - Cachoeiras Difíceis e Bicame de Pedra

Catas Altas
Roteiro Cachoeiras da Cidade
Nível Médio


Roteiro : Morro da Água Quente, Borboletas e Bicame de Pedra
Cachoeiras : do Quebra Dedo, das Borboletas e
Riacho: do Mosquito
Bicame de Pedras
Dificuldade : falta de sinalização para as cachoeiras.

Detalhes:O roteiro que seguimos foi o seguinte: começamos visitando a cidade Morro da água Quente (fica muito próximo a Catas Altas). Lá, perguntamos onde ficava Balneário e fomos pra lá. Chegamos no riacho do Mosquito a procura das Cachoeiras Quebra Dedo e Garganta, subimos o rio, mas não as encontramos. De lá, fomos em direção a Cachoeira das Borboletas que fica um pouco antes de Catas Altas e finalmente visitamos o Bicame das Pedras (que fica no caminho da Cachoeira das Borboletas).

Onde ficar (ou não):
Ficamos no Camping Guarda-Mor, próximo a entrada para Morro da Água Quente. A entrada para esse camping é meio escondida, no meio da estrada. O ponto forte do Camping é que ele fica em frente a Lagoa Guarda-Mor, onde as pessoas costumam andar de Jet-sky. O Camping em geral, no entanto, não é bom, deixando a desejar em alguns pontos.

O Camping, na verdade, é a área aberta que cerca um bar da região. No dia que ficamos o bar estava fechado (por sorte) e então estava tranquilo. O gramado de frente para a Lagoa é bonito, porém, o banheiro é nota 1. Sujo e mal cuidado (é o próprio banheiro do bar). A água, ao menos é quente, mas só te permitem tomar um banho.

Um ponto legal do Camping é que ele oferece algumas tomadas no gramado, o que possibilitou que eu carregasse as pilhas da minha máquina sem problemas.

Apesar de tudo o pessoal do Camping nos atendeu bem, mas o Camping (área verde, apenas, na verdade) não é bem cuidado e nem possui estrutura. Não recomendamos muito, a menos que não tenha outra opção. (Não há opção de comida no camping tampouco). É preciso ir até o povoado ou voltar até Catas Altas. (nós fomos até o Taberna).


Sub-Roteiro Morro da Água Quente
Não encontramos. Subimos o riacho que nos apontaram mas não encontramos as cachoeiras.
Sugerimos que perguntem bastante a população local antes de subir o riacho. O riacho que subimos fica ao lado do Balneário (atualmente em obras) no local. Na porta do local, perguntamos para o guarda que fica na portaria e ele nos apontou o riacho que fica do lado de trás (vide gps no mapa do post). Subimos o riacho até depararnos com um túnel de água que corta a montanha por onde passa a via de trem.

Eu cheguei a subir a via de trem para ter a desagradável surpresa de encontrar a Mineração em atividade. Não encontrei resquícios de outras cachoeiras nesse ponto mais alto. Vi apenas trens passando de lá pra cá.


Área do Camping Guarda-Mor. Gramadinho legal, mas a nota geral do Camping é 1.

Fotos:

From Catas Altas



Vista para o Monte de Catas Altas (apelidamos de Olimpo). Abaixo aparecem várias barracas, mas que estavam em outro lote (parece ser outro camping mesmo. Mas nas mesmas condições do do que ficamos).

From Catas Altas



Essa é a Lagoa Guarda Mor. Fica dentro do Camping mesmo. Achamos que é limpa, apesar de não termos nadado nela.

From Catas Altas

Monte dos Inficcionados, desde a entrada para Morro de Água Quente.

From Catas Altas


Tomamos nesse aconchegante bar/restaurante que fica na entrada de Morro da Água Quente, ao lado do posto. ELe estava meio "fechado", parece que faz mais sucesso no almoço, mas ainda assim nos atenderam bem, com um café da manhã bem servido e uma musiquinha muito boa!! (que infelizmente eles não souberam como se chamava o cantor :( )

From Catas Altas


Após perguntar algumas pessoas como chegar as Cachoeiras Garganta e Quebra Dedo, disseram para que seguissemos até o Balneário e passassemos por trás dele. Da porta do Balneário, continuamos descendo pela estradinha de terra que nos levou até o rio, que acreditamos ser o Córrego do Mosquito (mas não temos certeza). É ele na foto abaixo.

A subida por ele não foi de toda agradável.. Não havia nada demais ou de sujo, mas simplesmente não foi uma trilha super legal de se fazer.


From Catas Altas

Talvez porque não tivemos recompensa. Olha aí o fim da linha do tal Córrego do Mosquito, a qual chegamos.. (não achamos cachoeira nenhuma). Na verdade, nós sabemso que a Cachoeira da Garganta está interditada (está dentro do Balneário que está em obras (aiai)). Não sabemos muito bem se a Cachoeira do Quebra Dedo também se encontra lá dentro e o guarda do Balneário simplesmente nos enganou. Pelo que já pesquisamos em sites, todos dizem que as duas se encontram na mesma linha, pois então essa é a nossa desconfiança. Infelizmente não encontramos nenhuma das duas.



From Catas Altas

Na esperança de encontrar algo depois resolvi subir essa montanha que se nos deparou em frente. Sabia que acima havia linha do trem, porque eles passam vira e mexe. O poço lá embaixo é o fim da linha.. não tem cachoeira ali. O poço também não é grande (não é fundo), dá apenas pra refrescar.


From Catas Altas

Nada la em cima, só notícias ruins. A mineradora em pleno vapor foi o único que vi. Várias máquinas funcionando e trens passando. Mais destruição e adeus as cachoeiras. Protesto 2!


From Catas Altas


Trem da Vale preparando pra ser carregado. Eu segui andando adiante tentando seguir o rio mas não encontrei resquícios de próximas quedas por ali. Se houver, são de bem pequeno porte.

From Catas Altas

Sub-Roteiro das Borboletas

Distância da Trilha (a pé) (para a Cachoeira) : apenas 600 metros.
Dificuldade: Siga exatamente o GPS ou pergunte detalhes para se chegar aqui. Existem muitas bifurcações.

Dado que fracassamos nessa parte do roteiro fomos em direção a Cachoeira das Borboletas. A guia local havia nos informado que não havia sinalização para essa cachoeira. Propositalmente eles haviam retirado a sinalização pois as motos estavam degradando o local. Gentilmente a guia local nos explicou detalhadamente como chegar até lá, comentando todas as bifurcações. Dá gosto ser atendido por esse tipo de guia, que nos disponibilizou a informação sem cobrar nada por isso! Tiramos o chapéu para ela e esperamos que tenha uma carreira excelente, porque ela sim merece. Ok, me senti meio pilantra por tê-lo feito e não pagar nada por isso.

Com as dicas da Dona Guia (nao lembro o nome! Mas ela fica no Centro Turístico de Catas Altas). Seguimos na estrada como se voltássemos pra BH. De lá precisamos virar a esquerda na estrada de terra. A explicação dos detalhes da rota fica no GPS colado no mapa no fim deste post.

A trilha até lá é tranquila, não se cansa, cerca de 3km de caminhada (depois de uns 5km de terra de carro).

Cachoeira das Borboletas:
Porte pequeno, no meio da floresta, bem escondida, mas com trilha bem demarcada. Fácil de chegar, sem complicações. Água bem limpa e não tão gelada assim. Possui um poço singelo e agradável, não muito fundo, bom pra relaxar.



From Catas Altas

Pela lateral direita você consegue subir mais um pouco e tem este segundo poço, melhor ainda pra relaxar, com uma segunda quedinha pequeninha também.


From Catas Altas

Aqui um pequeno arco acima da segunda queda, simples de chegar. Para atravessá-lo é preciso molhar, entretanto. O nomeamos de arco da borboleta por contar com dois paredões altos que se curvam um pouco na parte de cima. Pelo paredão esquerdo cai um filete de água deixando o pocinho bonito. Bate bem menos sol aqui, mas é bonito.


From Catas Altas


Arco das Borboletas, olhando para a queda, agora.

From Catas Altas


Nós viemos da Cachoeira das Borboletas até o Bicame de Pedras, atração obrigatória da região. Na verdade, indo para a Cachoeira você passa pela entrada do Bicame, mas é melhor deixar pro final, pra fechar o passeio. O Bicame de Pedras é um antigo aqueduto datado de 1792 , construído pelos escravos. Com 4 metros de altura, dá uma paisagem legal.


From Catas Altas

Do lado de "dentro", ele tem uma escadinha pra subir. Falta um degrau, mas dá!


From Catas Altas

Vamos ser sinceros com você: Aqui dentro do Bicame (passando pela entradinha dele) tem um gramado legal que seria excelente para acampar. Mas ok, nós não sabemos se é permitido. Se for, prefira aqui! Tranquilo e sossegado!


From Catas Altas

Foto de cima do Bicame de Pedras


From Catas Altas

Bicame, com as montanhas lá atrás.


From Catas Altas

Finalizando o passeio, ao voltar para a MG, vimos uma placa apontando "cachoeiras", virando a direita (ao invés de virar a esquerda, para o Bicame). Viramos ali e caímos num labirinto de eucaliptos e várias bifurcações. Andamos cerca de uns 7km sem encontrar nada (só vimos a primeira placa e depois mais nada). Pelo google maps dá pra ver esse labirinto de estradas de terra e fica aí mais um indício de que há mais cachoeiras quase desconhecidas por ali.

Fica a dica e o pedido: Se alguém conhecer detalhes das seguintes cachoeiras, nos avise!

-Cachoeira do Meio
-Cachoeira da Garganta
-Cachoeira Quebra Dedo
-"Cachoeiras" a direita da MG (não sabemos o nome).

Vídeos:Córrego dos Mosquitos:

Cachoeira das Borboletas:

Cachoeira das Borboletas (segundo poço):

Arco das Borboletas:

Bicame de Pedras



Mapas:
Mapa para Cachoeiras da Cidade (Maquiné e Santa)

Visualizar Catas Altas - Cachoeiras da Cidade em um mapa maior


Mapa para Cachoeiras de Morro da Água Quente, das Borboletas e Bicame de Pedras.

Visualizar Sem título em um mapa maior







Resumo de Catas AltasRecomendamos que você fique em alguma pousada da cidade (não conhecemos um camping recomendável (ainda)).

No primeiro dia você pode ir conhecer as Cachoeiras da Cidade. Santa (a + fácil) , do Meio (+ difícil e mais legal (mas é preciso penar pra conseguir as informações dela)) e se der termpo, a do Maquiné (nivél médio-difícil).

Curta o fim de tarde na cidade. Uma sugestão de refeição a noite é no restaurante "A Taberna".

No segundo dia dê um pulo em Morro da Água Quente e conheça as cachoeiras da região : XXX, do Quebra Dedo. (passeio de poucas horas, as cachoeiras são pequenas). De lá, volte para a estrada em direção a BH, um pouco após Catas Altas, entre a esquerda para visitar a Cachoeira das Borboletas e o Bicame de Pedras (passeio de poucas horas também). Esse segundo dia é mais light.

Download de Mapas:
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)

Um comentário:

adriano badaró disse...

Muito legal mano, estou pensando em passar um final de semana lá, ia levar barraca mais não conheço ainda, prefiro ficar em alguma pousada. Sou de Ubá MG 240km de catas altas

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras