Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Catas Altas - Cachoeiras, Montanhas e Destruição

Catas Altas
Roteiro Cachoeiras da Cidade
Nível Médio


Roteiro : Cachoeiras da cidade
Cachoeiras : do Maquiné, Santa e do Meio.
Dificuldade : falta de sinalização para as cachoeiras.

Distância
BH - Catas Altas - 130km.
(vá em direção ao Caraça, é bem próximo.
Trilha - XXX

Onde ficar:
Existem muitas casas pra se alugar em Catas Altas. Também há alguns campings e pousadas.

Nós ficamos em um, de nota 2 (falaremos mais adiante). É mais difícil encontrar informações turísticas sobre Catas Altas, talvez porque ela é um pouco abafada pelo Parque do Caraça, que fica ao lado.

Telefones:

Camping Lagoa Guarda Mor - (nota 2) - 8327-9405
Pousada Aconchego Mineiro - 3832-7261
Casa de Aluguel do Ely - 3832-7222
(existem mais outros... vide foto com telefones).

Trilha:

  • Chegue em Catas Altas
  • Passe no centro turístico (na entrada da cidade).
  • Pegue os mapas disponíveis. Pergunte bastante aos guias como chegar aos lugares. Importante: Se preferir, contrate um guia. As cachoeiras de Catas Altas são meio escondidas mesmo..
  • Aproveite pra conhecer a simpática cidade.. ande nas ruas e visite a igreja (paga-se 2 reais pela visita).
  • Siga em direção a montanha, para achar as cachoeiras.
  • Curta o fim de tarde em algum butequinho da cidade. Tenha em mente, é uma cidadezica! Não tem muita coisa! é pra curtir o sossego ^^

Fotos:
Nas fotos você vai ver: parte da cidade, igreja da cidade, caminho para 2 das cachoeiras do circuito, as 2 cachoeiras, o trem, e o fim de tarde na cidade.






Vista da Cruz, ao lado da igreja, e olhando pra Serra. A Cachoeira da Santa fica na montanha cinza, a esquerda foto. (A parte cinza é resultado de trabalhos de mineradoras).
From Catas Altas


Foto "oposta" a anterior. A anterior foi tirada desde a igreja que aparece nesta foto. Dá pra ver grande parte da cidade de Catas Altas. Na parte inferior da foto perceba um riozinho que é regado pelas cachoeiras da cidade. Não sabemos se o rio é exatamente limpo. Para chegar as cachoeiras, dá pra passar por esse rio de carro, mas atenção: verifique se o rio está alto.

Nesse dia fomos de Eco Sport e ela passou sem problemas, mas o rio estava meio fundo. Um carro de passeio comum poderia ter problemas.
From Catas Altas

Aqui é o "fim da linha" para os carros. A partir daqui deve-se andar a pé. Pelo mapa (fim do post), que gerei a partir do nosso caminho real, perceba que demos algumas voltas, porque existem várias possibilidades de estrada de terra para chegar até a linha de trem. Algumas delas nós não conseguimos continuar. Paramos o carro ao lado da linha de trem e depois continuamos a pé.

Se você optar por começar a pé desde a cidade, també é uma. Não vai precisar se preocupar com o carro. Tenha em mente apenas que até chegar a linha do trem, sobse-se cerca de uns 50 metros de altitude.
From Catas Altas

Essa é a Cachoeira Santa, quase chegando lá. Ela fica ao lado de uma face da montanha desmembrada por antigos trabalhos de uma Mineradora.
From Catas Altas

O caminho que fizemos foi por sobre o trilho até encontrar este túnel que passa debaixo dele. Vendo-o, descemos por um caminho de água e seguimos adiante em direção a cachoeira.
From Catas Altas

Cachoeira Santa
Chegada fácil. A estrada de terra chega até o pé dela. E a estrada continua depois. A queda não fica numa baía (como mais comum) mas numa península, ou seja numa ponta de montanha. Dos lados você encontra a continuação das montanhas. Do lado direito encontra-se uma parte degradada da montanha, pelas mineradoras (fica bem feio). Uma pena.

Segundo moradores da região, para se chegar a Cachoeira do Meio (cachoeira que não alcançamos, deve-se seguir a estrada para a direita (subindo), para quem está de frente para a cachoeira da Santa.
From Catas Altas

Detalhe para a pequena barreira feita propositalmente para aumentar a profundidade do poço.

Dados da Cachoeira:
Altura: 9m
Largura : 1m
Área do poço: ~ (5 x 3) 15m²
Profundidade do poço : máximo de 2metros. Afunda gradualmente até o pé da queda (máximo).
Pontos para pular: Não.
Posição do sol: O sol se põe atrás da montanha , logo, depois de meio dia já bate menos sol.
Qtde Água x Estação : Pouca mudança de vazão x profundidade do poço.
Vegetação em volta : Bastante depredada. Poucas árvores. Montanhas depredadas.
Cor dá agua: Não temos certeza e é totalmente limpa. Mas dizem que sim.
Temperatura : fria (normal)
Tipo de queda: Filete, baixa.


From Catas Altas


Notas (0 a 5):
Pulabilidade : 1 (poço pequeno e raso).
Nadabilidade : 1 (pequeno e pouco convidativo).
Ficabilidade debaixo da queda : 2. Apesar de um poço não muito convidativo, dá pra ficar debaixo da queda (2 metros de profundidade).

O poço não é muito convidativo por ser pequeno. Mas dá pra se refrescar legal e, apesar de não parecer, ele REALMENTE, chega a 2 metros de profundidade (afunda rapidamente).



From Catas Altas

Essa é a suposta trilha para a Cachoeira do Meio, a qual não nos recomendaram ir porque alegaram que o dono da propriedade ultiamemnte não tem recebido bem suas visitas. A guia da região não quis nos explicar como chegar até lá. Mas teoricamente, esse era o caminho (não conseguimos chegar).

From Catas Altas

Seguindo essa trilha, chega-se ao rio, provavelmente o mesmo que forma a cachoeira do Meio. (Poderíamos ter tido continuado subindo o rio, mas não o fizemos (é uma boa tentativa para a Cachoeira do Meio)). Nós descemos o rio porque achávamos que ali era o caminho para a Cachoeira do Maquiné (segunda mais conhecida da cidade).

Abaixo, uma visão rio abaixo, olhando em direção a Cachoeira do Maquiné.


From Catas Altas

Aqui, quase chegando a Cachoeira do Maquiné por cima. Porém, há alguns pontos difíceis de se continuar, no que desistimos. Era fácil de descer mas pra subir poderiamos ter dificuldade e resolvemos desistir. Note, na foto, um ponto marrom/laranja no meio do verde, ao lado do trilho, morro abaixo. Ali é um dos caminhos oficiais para a Cachoeira do Maquiné.


From Catas Altas

Montanhas degradadas pela Vale (mineradora) na região de Catas Altas.
Fica aqui, o nosso protesto a essa triste realidade. Onde está o Governo que não cobra dessas empresas uma ação revitalizadora? Vamos ter orgulho dessa empresa, sendo que o que ela faz é degradar de forma deliberada?

Temos consciência do papel dessa empresa para a nossa economia, e para o nosso PIB. Também temos consciência que não podemos, nos dias atuais, viver sem a mineração. Entretanto, isso não deverIA dar espaço para uma ação desenfreada por parte dessas empresas.

O lucro deve ser um objetivo, é óbvio e claro, mas não em detrimento total da natureza. Onde estão os projetos para revitalizar, diminuir esses prejuízos incalculáveis? Em Catas Altas e redondezas não se vê nenhum indício de inciativa para melhorar isso. Não dá orgulho, dá é vergonha de isso ser uma empresa Brasileira, apesar de, infelizmente estarmos umbilicalmente conectados a sua economia.

Fica o nosso protesto.
From Catas Altas


Seguindo com a parte sem dramas: este é o "barranco abaixo" que vimos na foto de paisagem anterior. Depois de descermos tudo, resolvemos encarar a Cachoeira de frente.
From Catas Altas

Cachoeira Maquiné
Queda singela e bonita, inóspita devido a via de trem construída, o acesso a queda ficou dificultado. Alguns metros antes de se chegar (10 metros, praticamente) a ela você chega em outro fim da linha. Você se encontra acima de um túnel de água, de uns 3 metros de altura. Não da pra pular. Nós não conseguimos chegar até o pé da queda devido a isso. Não parece que a cachoeira tem poço, mas faltou chegar a até ela.

Depois de ter fracassado chegar até ela, perguntamos para alguns nativos se era possível. Disseram-nos que existia uma trilha a esquerda que tinhamos feito, que nos levaria direto a ela. Mas nós não conseguimos encontrar essa trilha.

Até encontrei uma entrada pela esquerda, mas ela caia em pedras muito altas que cercam a região da cachoeira. Mito instalado.

Pensei em ir pelo túnel (onde dá pra passar tranquilamente (é do tamanho de um túnel para carros)). Porém, seria algo bem trash a se fazer. O túnel é totalmente escuro e deve ter 1km de comprimento. Ninguém apoiou a minha ideia, hehe.

Dados:
Altura: 9m.
Largura: 1m.
Área do poço: ? (não sabemos se há).
Posição do sol: A cachoeira está escondida no meio de uma floresta. Bate pouco sol na região.
Qde de água x Estação : O filete deve ficar bem pequeno em época de inverno.
Vegetação em volta: densa. Muitas árvores e muitas pedras altas. Difícil de se aventurar pelas laterais.
Temperatura da água: ? (pela região, deve ser a mesma que Cachoeira Santa. Elas ficam muito próximas). Devem ficar a menos de 2km uma da outra.



From Catas Altas

Pôr do sol em Catas Altas. Muito bonito. Aproveite!


From Catas Altas

Igreja ao pôr do Sol (batendo o sino).


From Catas Altas

Sugestão de Janta: Restaurante A Taberna. Restaurante mais badalado da região, bem frequentado, ótimo atendimento e comida excelente. O preço não é o mais barato, é claro, mas passará bons momentos.

O restaurante é de primeira e há alguns pratos deliciosos e diferentes. Massas, carnes, entradas, etc. A música também é excelente.

Nota 5!


From Catas Altas

Vídeos:

Cachoeira Santa:



Parte da degradação das montanhas decorrente de mineração:




Trilha íngreme no barranco para chegar a Cachoeira do Maquiné




Cachoeira do Maquiné e o túnel





Este vídeo a seguir não é nosso. Encontrei pesquisando no Youtube, provando que chegar na queda não é impossível! E sim, possui um pocinho legal aí. Mas por certo o cara que narra errou a altura da cachoeira. Essa última queda (segundo ele, são duas) tem cerca de 9 a 10 metros, e não 20 a 30. Note como ele comenta sobre a dificuldade (realmente é meio dificil chegar) e que eles estão fazendo rapel (nao sei precisaram fazer Rapel para chegar até ela).







No post a seguir, mais algumas atrações de Catas Altas, Morro de Água Quente, redondezas, o Camping e também os arquivos de GPS!

Download de Mapas:
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lapinha - Cachoeira Bicame e Lajeado

Lapinha da Serra
20 km (primeiro dia),12km (terceiro dia)
Nível Médio

Referências:
http://www.lapinhadaserra.com.br/


Distância e Caminho:
Belo Horizonte - Lapinha : 156km

Passe por Lagoa Santa, em direção a Serra do Cipó. Daí existem duas opções:

  1. Virar no trevo de Baldim (caminho menor mas de mais terra)
  2. Seguir reto até Cardeal Mota e virar a esquerda (mais largo mas muito mais tranquila a estrada).

Obs: Estão pavimentando o trecho 2.

Roteiro Rápido:

  • Veja as dicas do dia I (referências).
  • Não é necessário guia para chegar as Cachoeiras Bicame e Lajeado.
  • Não faça Bicame e Lajeado em um só dia (elas ficam bem distantes) (fizemos em dias separados)
  • Não se paga para entrar em nenhuma dessas duas cachoeiras.
  • Caso for alta temporada, chegue bem cedo a portaria pra entrada de Bicame - o número de vagas é limitado a 30!
  • Lajeado tem água nas épocas de chuva (dezembro - abril). No inverno
Roteiro Bicame:

Ao contrário do que dizem, você não precisa de Guia para chegar a esta excelente cachoeira. Ainda mais com o preço abusivo que os guias de lá cobram em Lapinha (R$ 20,00 por pessoa!!). A trilha não é grande e não tem maiores obstáculos. Aliás, essa é uma regra geral: antes de contratar um guia (porque viu na internet) procure saber, pergunte aos nativos, pesquise trilhas de GPS. Muitas das vezes o guia é desnecessário (como aqui é o caso).

Para chegar lá, a trilha é bem demarcada em toda a sua extensão. (Utilize o gpx disponibilizado no mapa ao fim deste post).

Dicas para achar a trilha:
  • Pergunte aos moradores de Lapinha, nem todos a conhecem, mas alguém vai saber te indicar mais ou menos.
  • A primeira parte da trilha (de carro) não tem erro. Siga de carro como se estivesse indo embora de Lapinha. No cotovelo (aquela curva de quase 180o.) siga reto em direção a Santana do Pirapama (e não a BH).
  • Siga de carro até onde der (você vai passar algumas porteiras).
  • Depois siga reto até encontrar a Fazenda que controla a entrada.
  • Não é cobrada taxa de entrada, mas apenas 30 pessoas por dia entram. Eles não abrem exceções e nem reservam. Chegue cedo!!!
  • Na fazenda, pergunte ao senhor que o atende, ele te explicará com muita solicitude.
  • Em todo o caso, logo depois da fazenda, a atrilha segue a esquerda (uma trilha menorzinha, mais escondida). E segue assim até a Cachoeira de Bicame, tranquila.

Distâncias:

Vilarejo - Fazenda da Água - 4,71km. (de carro)
Início Trilha - Fazenda de Parada - 5,28km. (a pé, a menos que tenha um jipe)
Fazenda - Cachoeira - 4,4km. (a pé)

Fotos:

Aqui é o ponto onde paramos o carro. O que nos impede de seguir é que (pelo menos na época de verão) existe um riozinho (que parece artificial) no meio da estrada. Parece que foi feito artificialmente para impossibilitar que carros passem por ali. Esse riozinho, na foto, está onde está a boiada (estão passando por ele). Não é fundo, mas é o suficiente para carros de passeio não passarem. A trilha segue pela estrada de terra até chegar a Fazenda de parada.
From Lapinha - Bicame + Lajeado

Depois de subir a montanha, sempre pela Trilha normal, esta é a porteira para a Fazenda que recebe os visitantes. Lembre-se: São apenas 30 visitantes por dia!
From Lapinha - Bicame + Lajeado


Aqui já estamos na terceira parte da trilha (só a pé mesmo). A trilha é muito tranquila (só lembre-se de não errar.. vire a esquerda após passar pela Fazenda de Controle). e segue fácil até Bicame. mas tem uma subida relativa até lá.
From Lapinha - Bicame + Lajeado


Depois de uma curvinha a direita, margeando uma montanha, vê-se Bicame de longe. A vista é estonteante. Agora só falta descer até ela.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Aqui, quase no pé dela, detalhe para o leito do rio que a queda forma. É um rio bem largo e grande. Das cachoeiras que conhecemos hoje, é o maior. (nunca tinha visto um rio tão largo assim). A trilha chega pelo lado direito da cachoeira.
From Lapinha - Bicame + Lajeado


Agora já perto dela. Parte da queda dela. Queda impressionante.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Foto pegando quase toda sua extensão.
Números:
Altura: 70 metros.
Largura : =~60 metros.
Área do poço: Muito grande. É um quadradão de uns 60m x 40m.
Profundidade do Poço: Não sabemos. Parece ser muito fundo.
Posição do Sol : Fomos com chuva!! Não podemos precisar isso muito. Mas a cachoeira é muito aberta , deve bater bastante sol em grande parte do dia.
Quantidade de água x Estação : Foto tirada em abril. Época de cheia, bastante água. No inverno deve ser bonita também.
Vegetação/pedras em volta : Possui dois paredões de pedra em 45 graus em volta, com mato, não trivial de se escalar. É mais fácil passar por trás.
Cor da água: escura, tipo coca-cola.
Temperatura da água: fria. mas nesse dia, como chovia, não parecia tão frio (era frio na hora de sair).


From Lapinha - Bicame + Lajeado

Notas:
Nadabilidade do poço : 5
Pulabilidade do poço : Nota 2. Eu não vi lugares para se pular... mas também não tivemos muuita chance de procurar, devido a chuva.
Ficabilidade debaixo da queda: Nota 4. É emocionante. Queda muito alta e com muita água. Para chegar debaixo da queda é tranquilo, mas a força da água é forte.. é preciso saber nadar para isso. Debaixo da queda, apesar de não parecer existem muitas pedras.. dá pra ficar em pé sobre ela e também recorrer toda sua extensão passando por trás da queda. Se ficar diretamente abaixo da queda dágua é divertido, mas quase chega a doer.
From Lapinha - Bicame + Lajeado





Cachoeira Bicame de longe - voltando
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Esse é o monte que esconde Bicame da trilha. Só no finalzinho da trilha é que vc ela. São os ultimos 200 metros da trilha. Eu aí, estou fora da trilha,tirei uma foto perpendicular a trilha. A trilha margeiaesse monte virando a direita - onde a cachoeira está.
From Lapinha - Bicame + Lajeado


Esses galhos juntados apareceram várias vezes durante a trilha, em lugares onde a água criava pocinhos chatos de atravessar (nada demais, mas chatos). Ou seja, além de ser uma cachoeira impressionante, e ser de graça, a trilha é muito bem cuidada.

Custo X benefício da Trilha/Cachoeira : 5 (nível de 1 a 5).

From Lapinha - Bicame + Lajeado



Vídeos:

Chegando em Bicame:



Pancada de Água:



Pela Diagonal:



Mapa:

View Lapinha - Bicame in a larger map




Roteiro Lajeado:

No terceiro dia da viagem fomos a Cachoeira do Lajeado. Muito linda também. Essa cachoeira possui bem menos água do que a Cachoeira Bicame. Também não é necessário guia. Para chegar lá, basta atravessar o lago (como se estivesse indo para as Cachoeiras do Vilarejo (Paraíso e Rapel). Logo após a travessia , margeie o lago , virando à direita.

A trilha é sempre bem demarcada, com algumas bifurcações. Siga sempre o mais reto possível. Nos últimos 200 metros você enfrenta uma subida de uns 60 metros e logo desce novamente até chegar a cachoeira.

Dicas para achar a trilha:

  • Esta trilha é mais fácil que a trilha para Bicame.
  • Pergunte aos moradores de Lapinha, eles te explicarão como chegar.
  • Após cerca de 3 km existe uma trilha que vira a esquerda, subindo a montanha. Não siga por ela.
  • Prefira conhecer esta cachoeira no verão (época de chuvas), porque a queda dessa cachoeira é fraca (apesar de muito larga).
  • Você pode alugar um cavalo para fazer esta trilha, mas não até o final. Mais pro final você etm que atravessar um corregozinho (o cavalo pode ter dificuldades nesse ponto) e os ultimos 200 metros você deve fazer o passeio sem ele (muitas pedras, em subida e descida).

Distâncias:
Do Vilarejo até a Cachoeira - 5,5 km (de caminhada).

Fotos:

Comecinho da trilha: A mesma que para as Cachoeiras Paraíso e Rapel. Atravesse o lago (atrás você vê o vilarejo) e logo vire a direita, seguindo a trilha que logo aparecerá.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Lago que fica a sua direita no comecinho da trilha.. logo uma montanha irá dividir o lago de um rio, você seguirá margeando o rio, sem erro.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Aspecto geral da trilha até chegar a Cachoeira. No problems.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Casinha nos últimos 1,5km da trilha. Se for de cavalo, pode deixá-lo aqui.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Chegando na cachoeira. Depois de subir a montanha, para descer. (últimos 500 metros).
From Lapinha - Bicame + Lajeado


Cachoeira Lajeado vista de lado. É um paredão bem largo (maior cachoeira , em largura que vimos até hoje). Talvez a maior cachoeira em área total do paredão que toma. Não cai muita água concentrada, mas cai muuita água espalhada (por isso no nome). É uma cachoeira bem diferente e poderosa (pelo tamanho da área que ocupa).

Números:
Altura : 50m.
Largura : cerca de 70 m.
Área do poço: Uns 40m (largura) x 15m (comprimento). Sendo que o poço é no formato triangular.
Profundidade do poço: Não é muito fundo. Cerca de 2 metros. Talvez haja alguns pontos mais fundos.
Posição do Sol : Estava nublado no dia, mas também é uma cachoeira muito aberta, bate bastante sol.
Quantidade de água X estação : No verão cai bastante água, como se vê. No inverno, já ouvimos relatos de que quase não cai água.
Vegetação em volta : bastante mato pelos lados.
Cor da água : escura tipo coca-cola.
Temperatura da água : Fria.


From Lapinha - Bicame + Lajeado


Notas:
Nadabilidade : Nota 4. Dá pra nadar beleza.
Pulabilidade : Nota 2. Muitas pedras nas extremidades e poço não é fundo.
Ficabilidade debaixo da Queda : Nota 5. Dá pra escalar quase toda a extensão da queda. Excelente para relaxar, inclusive debaixo dela. Queda de água não machuca.


From Lapinha - Bicame + Lajeado



Detalhe do poço e vegetação na porção esquerda (pra quem está olhando pra queda)
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Dá pra ficar dos dois lados da queda. Essa eu tirei do lado esquerdo dela)
Custo X Benefício da Trilha/Cachoeira Lajeado : 4.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Parte da queda toda. Se você notar bem, a formação de Bicame e Lajeado são parecidas. As duas largas e com muito verde em sua formação rochosa. Só que Bicame tem uma vazão muito maior de água. Lajeado é mais de leve. As duas igualmente bonitas.
From Lapinha - Bicame + Lajeado



Vídeos:











Mapa:




View Lapinha - Lajeado in a larger map


  Download de Mapas:
1.Cachoeira Bicame
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)

2.Cachoeira Lajeado:
Versão .gpx (para GPS's)
Versão .kml (para Google Earth)

sábado, 10 de abril de 2010

Lapinha - Cachoeiras I

Lapinha da Serra
6 km (primeiro dia)
Nível Fácil

Referências:
http://www.lapinhadaserra.com.br/

Distância e Caminho:
Belo Horizonte - Lapinha : 156km

Passe por Lagoa Santa, em direção a Serra do Cipó. Daí existem duas opções:

  1. Virar no trevo de Baldim (caminho menor mas de mais terra)
  2. Seguir reto até Cardeal Mota e virar a esquerda (mais largo mas muito mais tranquila a estrada).

Obs: Estão pavimentando o trecho 2.

Roteiro Rápido:

  • Fica 12km depois de Santana do Riacho.
  • Santana do Riacho a Lapinha é estrada de Terra.
  • Existe ônibus que vai pra lá: BH - Santana do Riacho - Lapinha.
  • Lá é o início da Famosa Travessia Lapinha - Tabuleiro.
  • O turismo ainda é pouco desenvolvido na região.
  • Não há cobertura de telefonia celular (nem wi-fi): pelo menos até Abril de 2010.
  • Lapinha tem cerca de 300 habitantes.
  • Ainda não se paga nada para o acesso as cachoeiras. Aproveite!

Nós ficamos na Casa da Paty, casa de aluguel que encontramos utlizando a internet. A casa fica em um lugar privilegiado, de frente para o Lago do Distrito de Lapinha. Houve apenas dois pontos fracos da casa:

-Falta de gás
-Estrada de terra do Centro a Cidade até a casa um pouco complicada (cerca de 2km).

Mas não tem como se arrepender de se hospedar em Lapinha.

No primeiro dia fizemos um passeio mais light, porque estávamos cansados e sempre depois da viagem o gás se perde um pouco. Arrumamos a casa e voltamos para o centro.

Você pode deixar o carro no centro e começar um passeio desde lá. Indo em direção a montanha, já se vê a trilha para as 3 cachoeiras que ficam perto do Vilarejo.

Cachoeirinha
Cachoeira do Rapel
Cachoeira do Paraíso

As 3 muito fáceis de se chegar sem problemas.

O que é dificil achar na internet e mesmo entre as pessoas que visitam o local é o nome dessas cachoeiras e o acesso a elas.

As trilhas são muito simples, mas não há sinalização para elas. Para a do Rapel, por exemplo, é preciso acreditar que há uma cachoeira do lado esquerdo. E enfrentar a subida para a Cachoeira Paraíso.

Com as fotos abaixo, comentaremos a trilha do Circuito inteiro: Centro de Lapinha -> Travessia do lago -> Cachoeirinha -> Cachoeira Paraíso -> Cachoeira do Rapel.



Vista da Casa da Paty. Privilegiada. Essa é a visão para Sul-Sudeste. A uns 2km do Centro da Cidade. O lago é "nadável", mas realmente não é muito agradável de se entrar. Pelo menos nas partes do lago que visitamos. É que pra entrar, tem muito "matinho" e como a água é parada, o nosso instinto já nos diz que não é bom entrar ali. Uma boa pedida é alugar algum caiaque pra passear no lago (coisa que não conseguimos fazer (não houve tempo)).

From Lapinha

Esse é o meio de transporte oficial para atravessar uma parte do lago que existe em época de cheia para chegar as cachoeiras do dia. Como se vê na foto, o burrinho aguenta 4 gordin, ou 6 magrin. Mas se paga R$1,00. Claro que eu optei por um sengundo meio de transporte. A pé. Molha-se até quas a cintura mas é tranquilo de atravessar (água parada).


From Lapinha

Logo depois a travessia, este é o começo da trilha para as 3 cachoeiras "da cidade". É uma trilha bem tranquila e sem erro. Siga reto para subir a montanha. Aquela cachoeira que se vê desde baixo é a Cachoeira do Rapel.

From Lapinha
Tiramos essa foto na altura da Cachoeirinha, já. É uma foto virada para a cidade. Aí embaixo aparece o lago que tem que se atravessar.


From Lapinha

Essa é a Cachoeirinha, pelo menos esse é o nome que encontramos pela internet (uma vez que lá mesmo, ninguém soube nos informar o nome). Tínhamos inclusive nomeado a cachoeira (na ausência de um), mas pra não render, utilizamos esse nome encontrado no site oficial de Lapinha. Com cerca de 5 metros de altura, é um bom ponto de parada, mas só pra fazer um mergulhinho básico. O poço não é fundo, não é pra pular.

Dá tranquilo pra ficar debaixo da queda.
A água é escura, estilo Tabuleiro.

From Lapinha

Detalhe para o Poço de Cachoeirinha


From Lapinha
Foto tirada no meio do caminho para a Cachoeira Paraíso. Avistando aí o Vilarejo de Lapinha (completo! hehe, cerca de 300 habitantes). A trilha de Cachoeirinha para Cachoeira Paraíso é tranquila, apesar de ser uma subida forte, mas rápida.

É a trilha que segue os canos bem evidentes do lado direito de Cachoeirinha (pra quem está olhando pra ela). Suba até chegar ao topo da montanha.


From Lapinha

Aqui, apesar de não parecer, é "um dos" topos da montanha em direção a Cachoeira Paraíso. A trilha é tranquila porque , quando é que existem birfurcações, a chegada a cachoeira já é evidente. Chegado aqui, é só seguir "o fluxo da trilha", até chegar a Cachoeira Paraíso, que fica bem mais alta que a Cachoeirinha.

From Lapinha

Você ainda não chegou a Cachoeira Paradise (Paraíso). Depois daquele topo mostrado na foto anterior, você chega a um pequeno poço tranquilo, que ésse da foto abaixo. Desde esse poço, você tem duas alternativas: subir pelas pedras (mais rápido, e tranquilo até) ou pela trilha que segue pela direita, até chegar a Paraíso. (uns 50 metros mais de subida). Na foto você também percebe várias trilhas, uma delas que leva até o Pico do Breu. O Pico do Breu é esse monte aí do lado, que dá uma bela vista da região também, mas que infelizmente não tivemos tempo de fazer.

Segundo alguns relatos, a trilha é tranquilona, e encontramos gente até que a fez de chinelo.

From Lapinha

Chegou! Cachoeira Paraíso. É um filete de água ao leo do vento. Importante lembrar que isso é em época de cheia. Provavelmente no inverno, você não encontrará esse filete. O poço é tranquilo e de tamanho médio. Cerca de 25 metros de comprimento por 10 de largura. Há muitas pedras escondidas. Cuidado ao pular. Já a queda, apesar de parecer suave, dói um pouco, quando se chega embaixo dela. E é interessante ver como o vento muda a direção da queda. Observação é que é proibido nadar nesse poço!!!! ok.. nós fomos fora-da-lei, mas... todos que estavam lá estavam nadando. Particularmente, acho que deveriam ter conectado os canos da cidade ao poço ACIMA dessa cachoeira, para não proibir o nado nesse poço (o que é meio ridículo). Será que os moradores acreditam que ninguem nada lá? Então, por via das dúvidas, não tome a água da torneira de Lapinha, hehehe. Ou se tomar, vermífugo depois.

From Lapinha

Cachoeira Paradise. Acredito que deve ter uns 40 metros de altura, mais ou menos.

From Lapinha

Quase debaixo dela. Legal demais!

From Lapinha

Depois de curtir um bocado a Cachoeira Paraíso, descemos pelo mesmo caminho que subimos. Talvez a que seja mais fácil de passar batida é a Cachoeira Rapel, porque ela fica escondidinha na lateral. Para achá-la: A partir da Cachoeirinha, siga pelas pedras a esquerda (supondo que vc está olhando para a queda). Daí você encontra uma trilha que sobe uns 40 metros até a cachoeira. Pessoalmente, eu achei a Cachoeira do Rapel mais bonita que a Paraíso, devido a sua queda ser diferente. Veja:

From Lapinha

O poço dela é mais inteirão também (menos pedra), o que sempre é mais bacana, pra quem gosta de nadar. Quanto a ir até o pé dela, também é tranquilo, mas como se vê não tem pedras pra vc se apoiar (não dá pé). Mas dá pra segurar, com as mãos , nas pedras de sua queda. La embaixo as pedras se curvam numa negativa forte, o que dá um certo medo, dando a sensação que a água se "esvai para dentro" das pedras, para um buraco negro. Por via das dúvidas eu não me arrisquei me largar muito debaixo dela, ehuah. Mas é super tranquila. Um pouqinho antes de se chegar a ela também existe um pocinho com uma queda de uns 2 metros, também legal de se ficar.

From Lapinha

Detalhe importante: nós tivemos sorte de não pegar chuva nesse dia. Fique atento, as chuvas REALMENTE fazem o fluxo de água aumentar bastante (não é papinho não..) o que pode dificultar a passagem do lago, la embaixo. A Cachoeira do Rapel fica intransitável com chuva. Nós não estávamos lá quando aconteceu, mas no terceiro dia, nós , voltando de outra cachoeira, vimos ela de longe, totalmente descontrolada por causa da chuva. No último post da Série Lapinha mostramos essa Tromba. Um abraço e até o segundo dia!

Vídeos:


Vídeos:

Cachoeira Paraíso



Cachoeira do Rapel

Os Caçadores de Cachoeiras

Os Caçadores de Cachoeiras