Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Lagoa Dourada - Serra do cipó

Este post é dedicado à Lagoa Dourada, frágil local da Serra do Cipó, visitável mediante autorização.

Obs: Perdões antecipados por: fotos com menor qualidade (a minha maquinona quebrou!) Vídeos menores (youtube incorporado dando pau)

Este post tem as seguintes seções:
1.Intrdoução
2.Atrações (preview)
3.Logística
     (Meios de transporte, situação das estradas, distâncias, melhor época para ir)
4.Alimentação
12.Créditos

Leia também:

Introdução
A Lagoa Dourada resguardauma das mais singelas e belas cachoeiras de toda a região. Ela não é a maior e nem a com o maior poço, mas é muito bela e oferece um ao redor muito agradável.. É uma cachoeira que atualmente fica fora dos limites do Parque Nacional da Serra do Cipó e pode ser alcançada por duas trilhas principais : Pelo próprio Parque ou por São José da Serra.

Atenção: Neste post mostramos a trilha que se faz partindo-se do Parque. Para pernoitar, é necessário autorização prévia do Parque Nacional da Serra do Cipó.

Atrações

Poço da Prainha

Um pequeno poço com uma queda de aproximadamente 2 metros de altura refresca na metade do caminho para a Lagoa Dourada.

Gruta do Morcego
  Uma gruta a cerca de 3km da Cachoeira Dourada (ousamos dar o nome pra Gruta), de fácil acesso, quase do lado da trilha (não é preciso se deslocar muito). É uma gruta que pode-se atravessar de um lado ao outro, mas nesse caso, apenas molhando (ela tem bastante água dentro dela). Muitos morcegos em seu interior, mas sem perigo.

Cachoeira do Ouro
  Ousamos dar nome a essa cachoeira que parece não ter nome também. Essa é a queda logo depois da Cachoeira Dourada, muito maior e com um surpreendente poço. Neste passeio não chega-se a sua base, apesar de ser possível, via rapel.

Cachoeira Lagoa Dourada
  Apesar do que muitos devem achar, o nome da Cachoeira “Lagoa Dourada” não é devido a seu nome, mas sim ao grande e belo Vale acima de sua queda, com o característico pasto dourado da Serra do Cipó, esse sim, o Vale a Grande Lagoa Dourada. Cachoeira bela, pequena, mas de grande brilho!

Outras Atrações
Cachoeira Capão dos Palmitos
Pequena queda próxima a trilha, em sua primeira metade. Não é uma super cachoeira, mas serve como uma quedinha para se refrescar. Obs: Não visitamos esta cachoeira neste passeio (veja link no início deste post).

Logística

Distâncias x Preços x Tempo x Meio

• Horários e preços de ônibus: sempre ligue para a empresa para confirmar.

Saindo de Belo Horizonte, vá em direção a Lagoa Santa. Prossiga pela MG-010 até quase chegar a cidade da Serra do Cipó. No Hotel Veraneio, entre na estrada de terra, entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó.

A entrada no Parque, atualmente, é grátis.

Situação das Estradas:
Belo Horizonte - Serra do Cipó
A situação da estrada atualmente é excelente. Único trecho enjoativo é o de todo Lagoa Santa, onde há milhões de quebra-molas, fique de olho.
ALém disso, se decidir voltar em um domingo, prepara-se para o trânsito, principalmente entre 18h e 21h, na região de Lagoa Santa.

Serra do Cipó (Veraneio Hotel) - Entrada do Parque
É uma estrada de terra plana e em ótimo estado de conservação.

Melhor época para ir:
Sugerimos no inverno: A Lagoa Dourada, mesmo nessa época tem uma boa vazão de água e além disso a trilha está quase toda seca (sem brejos e poças). No verão com certeza a Cachoeira fica mais cheia e viva, mas a trilha também deve dar um pouquinho mais de trabalho.

Obs: água gelada no inverno.

Alimentação
Nesta travessia é necessário levar todas a alimentação para passar os 2 dias.

Roteiro

A Trilha para a Cachoeira Lagoa Dourada é tranquila, não muito longa, mas com alguns pontos de atenção:
  • Existem 2 a 3 bifurcações que podem confundir, principalmente na volta. Leve GPS.
  • A elevação da trilha é relevante.
  • Em época de chuva, alguns pontos da trilha podem encontrar-se encharcados.

Trilha da Cachoeira Lagoa Dourada (via Parque Nacional)
Parte 1 - Capão dos Palmitos - BancoDistância : 3,00km
Tempo
Descrição : A primeira parte da trilha já começa com subida. Começa-se pela trilha para Farofa, mas depois de apenas 200m já vira-se a direita em direção a Cachoeira Capão dos Palmitos. Passe pelo ponto “Banco” (aproveite pra pegar um fôlego) e prossiga. Um pouco depois há a bifurcação para a Cachoeira Capão dos Palmitos.
Caso deseje passar por ela, a distância total da expedição aumenta em cerca de 2km. (vai e volta para a trilha principal)
Logo depois da bifurcação a subida acaba e entra-se na parte mais tranquila da trilha, mais plana.
Nessa parte da trilha não há pontos de água e um pouco de sombra.

Parte 2 - A Planície
Distância : 4,38km
Tempo
Descrição : Essa parte da trilha é tranquila, mas nela onde há 2 bifurcações que podem confundir os desavisados (veja mapa). Também é onde vai encontrar alguns pontos de água além de poder parar no Poço da Prainha. Não um poço excelente, mas um bom ponto para descansar um pouco.

Parte 3 - Subida da Caverna
Distância : 5,5km
Descrição : Essa é a parte mais pesada da trilha, não pela distância, mas porque possui a subida de morro mais íngreme.
Quase no meio da subida (~2km após início do trecho) você pode visitar a Gruta do Morcego. A entrada não é visível pela trilha, então é preciso ficar atento no GPS (para entrar na gruta, sai-se um pouco da trilha principal, mas é muito pouco, vale a pena a visita).
Depois  da gruta a subida continua firme. Só esse trecho é responsável por quase 70% do desnível da trilha inteira. São 400 metros de subida e finalmente 100 metros de descida até chegar ao Vale da Lagoa Dourada onde a cachoeira reside.

Mapa

View Br.Mg.Serra do Cipó.Trilha Lagoa Dourada in a larger map
Link no Wikimapia (dá pra baixar em vários formatos)

Preços
  R$0,00. O Parque não está cobrando a entrada, portanto a trilha é grátis. Mas atenção, em breve o Parque deve voltar a cobrar a entrada normalmente. De qualquer forma, se assim for, o preço será algo em torno de R$6,00 a R$10,00 por pessoa. (este post é de Agosto de 2012).

FAQ
A Cachoeira Lagoa Dourada é proibida?
A Cachoeira Lagoa Dourada não está em nenhuma área protegida, por isso tende a ser frágil. Deve-se cuidar desse lugar. Apesar de não estar dentro do parque, para chegar a ela é preciso de autorização do Parque (quer saber como? Entre em contato conosco).

Dá pra fazer o passeio em 1 dia?
Dá, mas fica pesado. Vai dar pra aproveitar pouco da cachoeira. É melhor fazer em 2 dias.

Mas se eu fizer em 1 dia então eu posso ir sem autorização do Parque?
A autorização ainda é necessária, pois você está utilizando uma via do Parque para chegar até o destino. O Parque ainda precisa controlar a sua entrada e saída. Como na entrada do parque você tem que informar o seu destino, precisa da autorização do mesmo jeito.

Não tem outro jeito de ir a não ser pelo Parque?
Tem outro jeito, que é a trilha por São José da Serra (não explicamos neste post). Mas sabemos que a trilha é menor e com mais ou menos a mesma dificuldade.

Tem que levar água?
Até dá pra sobreviver sem levar (tem alguns pontos de água durante a caminhada, como dá pra ver no mapa). Mas é sempre bom levar. Eu sobrevivi com uma garrafinha de 500ml pelo caminho.

O Canion das Bandeirinhas é perto da Cachoeira ou nada a ver?
É atée perto, mas tem uns morros bons separando essas atrações. Na linha da Lagoa Dourada você está na linha da Majestosa Braúnas, mas separados por um bom morrão complexo. Num mesmo passeio, só fazendo a Travessia Lagoa Dourada - Braúnas.

Dicas
  • A Cachoeira Capão dos Palmitos não é tãaaao legal. Na verdade, nem chega a ser uma cachoeira. É na verdade o leito do rio numa parte mais inclinada, e daí alguém acabou chamando de cachoeira. Mas ok, é um ponto a se conhecer. Se quiser mais aventura, va até a cachoeira do S (essa sim é bacaninha - mas demanda mais tempo pra chegar).
  • Na volta, dá pra se confundir fácil com uma das bifurcações (é uma que vai pra São José da Serra ao invés de voltar pro parque). De quando em quando, confira o seu GPS!
  • O Poço da Prainha fica um pouquinho fora da trilha mas é um bom ponto pra refrescar a cuca. Não é um super poço e nem tem uma super queda (só 2 metrinhos ^^) mas é bonzin.
  • Leve lanterna, pra conseguir explorar a Caverna dos Morcegos!

Relato, Fotos e Vídeos

Chegamos não tão cedo a entrada do Parque Nacional. Começamos a jornada as 11 da manhã, enfrentando um sol bom. O início da trilha é moderado, indo em direção a Cachoeira Capão dos Palmitos.

Começamos a subida bem , num ritmo médio e logo passamos a bifurcação para Capão dos Palmitos. Decidimos não passar por ela, pois todos nós ja conheciamos essa cachoeira e de fato não é aqueeela cachoeira que você tem um tesão por vê-la de novo. FOi bom conhecê-la, mas não tem status de repeteco (só se fosse realmente muito perto da trilha).

Então passamos direto e vencemos a subida com tranquilidade.

Depois da bifurcação e fim da subida, seguimos bem tranquilos pela parte da planicie da trilha. Aproveite para curtir o visual nessa parte da trilha. Você se encontra em um belo vale com dois morros dos seus dois lados. Paralela a essa trilha (a esquerda de quem está indo) passa a trilha para os Bandeirinhas.

Mais ou menos no início dessa planície, pode-se visitar a primeira atração da Trilha : Poço da Prainha.

Poço da Prainha

O Poço não fica em cima da trilha e nao é facilmente visível pra quem não tiver o ponto marcado no GPS. É preciso sair um pouco da trilha a esquerda até encotnrar esse singelo pocinho com uma queda de 2 metros.

Não é um lugar onde você irá perder horas mas um excelente ponto pra você fazer a primeira pausa da trilha. Recarregue suas garrafas e faça um bom mergulho renovador.

From Lagoa Dourada

*Medida da altura confiável (baixo índice de erro)
*Dimensões do poço medido por aproximação, (Largura x Comprimento x Profundidade).

A quedinha, mesmo no inverno (seca) é bem interessante pra se ficar debaixo. Experimente.

FIcamos ali por meia hora e depois seguimos caminho, ainda sem pressa, rumo a subida. Na foto dá pra ter uma ideia do tipo da subida.

From Lagoa Dourada

Não é uma subida complicada, a trilha é bem marcada e nao tem inclinações complexas de se fazer com mochila.

Na parte inicial da subida há um ponto legal de se parar, pra conhecer a segunda atração dessa trilha.

Gruta também pouco conhecida e escondida, apesar de estar quase que em cima da trilha. Para encontrá-la é preciso sair da trilha a esquerda, numa descidinha até encontrar o leito do rio, isso mesmo. O leito do rio passa por dentre a rocha, dentro de uma grande caverna com uma  boa extensão. Dá pra entrar em sua parte inicial sem se molhar.

A partir do meio, dá até pra atravessar para o outro lado, mas só molhando.

Depois da Gruta, tem-se apenas mais 1km de subida pesada até o topo do morro.

From Lagoa Dourada

Chegando aí, você tem uma bela visão da famosa Lagoa Dourada, o vale dourado pelo capim banhado de sol.

Finalmente desce-se o morro em encontro ao Vale numa descida amena (bem mais amena que a subida recém-feita, chegando-se ao topo da Cachoeira Lagoa Dourada.

teste2
From Lagoa Dourada

*Medida da altura confiável (baixo índice de erro)

A Cachoeira Lagoa Dourada é pequena mas muito bonita. Possui as pedras colocadas, na parede de sua queda como se Deus tivesse brincado de Lego arcaico ao fazê-la. A água cai firme mas suficientemente amena pra que se possa ficar embaixo de sua queda.

O poço é pequeno mas muito bom de entrar, é um poço hospitaleiro. Tem pedras, é bom tomar cuidado pra não dar pulos estratosféricos e não é fundo demais. EM seu ponto mais fundo deve ter cerca de 2 metros. Tem uma bela pedra na sua esquerda que daria pra dar pulos ótimos, mas a profundidade do poço não ajuda.

From Lagoa Dourada

A sua direita dá pra subir parte da queda (metade dela e ter uma boa visão do poço também.

Antes de descer até a Cachoeira Dourada nós deixamos as mochilas na parte de cima na parte do Camping.

A área d camping é boa, não é uma área oficial, mas dá pra ver que as pessoas quase sempre ficam por lá, devido a pequenas construções pra botar lixo ou fazer fogueira (atenção: fazer fogueira é proibido!)

A área de camping fica a apenas uns 100 metros do leito do rio que forma a cachoeira, e sob árvores, fazendo do local excelente para acampar.

From Lagoa Dourada
Curtimos o por do sol na Cachoeira e fomos dormir tranquilos feito grilos. TIvemos sortede não ter feito uma noite super fria então deu pra dormir tranquilasso.

Foi tão tranquila que essa foi a travessia que mais dormi de um dia pro outro. Acordei e perguntei ao Heitor que horas eram. Ele me disse que eram idos de 8, quase 9 da manhã! Pois bem, vamos encarar a perda do sol! heauheau

Curtimos a cachoeira Dourada até quase meio dia. A água estava incrivelmente boa, com o ótimo dia de sol. Deu pra dar uma olhadinha na parte de cima da cachoeira, com um lindo poço azul (e não dourado).

From Lagoa Dourada

Quando estiver na cachoeira Lagoa Dourada, pode fazer um mini-passeio descendo o leito do rio, tranquilamente. em 20 minutos você chega até o ponto final ante-precipício. Entre a Lagoa e o precipício você passa por 2 pontos legais, a se mencionar:

O segundo pocinho logo depois da queda, bom para aqueles que gostam de um pocinho bem raso, apenas pra molhar.
Uma queda de 3 metros bonitinho um pouco mais abaixo.

From Lagoa Dourada
Finalmente voce chega a uma surprendente e escondida queda, Cachoeira do Ouro, vista por cima:

Nao temos notícia de pessoas que chegaram até a base dessa cachoeira, mas elas existem. Isso porque verificamos que existem vias de rapel/escalada. A cahoeira é bem alta, e possui um excelente poço, apesar da foto não ter registrado essa visão tão  bem.

Saímos do Camping de volta ao Parque Nacional quase que 1h da tarde. Num ritmo tranquilo, com a volta mais tranquila que a ida (pois é menos subida), com um tempo quente, mas voltando bem e chegando as 16h e pouca. Erramos em 2 pontos (por não olhar muito no gps) , são as bifurcações marcadas no gps, fique atento!

From Lagoa Dourada
Recomendamos esse passeio no inverno. Uma excelente trilha, sem surpresas (apenas as bifurcações) e uma ótima cachoeira, gelada, mas muito legal de nadar mesmo assim :)

Créditos:

• Ao Heitor e Wiliam por ter disponibilizado fotos que foram divulgadas neste post.
  • Ao Heitor por ter sido nosso guia oficial do passeio e por ter sido revisor deste post ;)
  • Ao Edward pela autorização concedida para o passeio.
  • Aos Caçadores de Cachoeira: Heitor,  Íris, Raimundo e Wiliam por ter proporcionado este excelente passeio.