Páginas

Raposos e/ou Caeté
Nível Fácil

Introdução
Este artigo fala sobre detalhes do passeio para a Cachoeira Santo Antônio, pertencente a Cidade de Caeté, pertinho do distrito de Raposos mas que fica no distrito de Morro vermelho, MG.

A cachoeira é de fácil acesso e é uma ótima opção para pessoas de todos os estilos (inclusive crianças), principalmente pra quem vem de Belo Horizonte.

Esta cachoeira tem o posto (até o momento) de a cachoeira mais próxima e com melhor custo benefício de Belo Horizonte!
Esta cachoeira está ameaçada por projetos de mineradoras que desejam explorar o local. Visite-a rápido!

Este post tem as seguintes seções:
1.Placar do Passeio
2.Atrações deste passeio
3.Como Chegar
 3.1.Logística
    3.1.1.Breve Descrição
3.1.2.Diagrama-Resumo
    3.1.3.Tabela DTPM de Trechos (Distância-Tempo-Preço-Meio)
    3.1.4.Descrições dos Trechos
  A) BH - Raposos
  B) Raposos - Cachoeira
 3.2.Trilha
    3.2.1.Breve Descrição
 3.3.Mapa
 3.4.Simulação TP do Passeio (Tempo-Preço)
4.Onde Ficar

Atrativos

2.Atrações
Cachoeira Santo Antônio
  A Cachoeira Santo Antônio é uma das maiores cachoeiras que está muito próximo de Belo Horizonte. Essa cachoeira sofre riscos de desaperecer nos próximos anos, devido a ação de Mineradoras na área.
 A cachoeira pertence a Caeté, mas muitos a conhecem como a Cachoeir de Raposos, pois é a partir desse distrito.

3.Como Chegar
Este passeio é formado por uma logística de carro (transporte particular) + uma pequena caminhada (em estrada de terra) até a Cachoeira.

3.1.Logística
3.1.1.Breve Descrição
A logística para esse passeio não é complicada. Mas, atualmente, só é possível fazê-la com transporte particular. Deve-se sair de Belo Horizonte em direção ao Distrito de Raposos. A partir daí haverá um trecho considerável de estrada de terra em médias condições.

3.1.2.Diagrama:

3.1.3.Tabela DTPM de Trechos

OrigemDestinoDistância (km)PreçoTempoMeio
ABelo Horizonte (BH Shopping)Raposos (início Terra)25,00Gasolina30minCarro
BRaposos“Estacionamento”  Cachoeira20,2Gasolina40minCarro

*A Tabela DTPM de trechos mostra as distâncias, tempos gastos, preços e meios de transportes de cada trecho da logística.

3.1.4.Descrição dos Trechos
A) Belo Horizonte - Raposos (início Terra):
Estrada asfaltada em boas condições. Saia de Belo Horizonte em direção a Nova Lima e Caeté.
É possível fazer este trecho de ônibus (BH - Raposos). Uma alternativa (apesar que não conhecemos) é fazer estar parte de ônibus e pegar um taxi (ou moto-taxi) até a cachoeira.. mas não sabemos se os taxis fazem o trecho (B) - abaixo.
B) Raposos - Estacionamento da Cachoeira
É uma estrada em medianas condições. Como é um trecho considerável não recomendamos fazê-la com carro popular após ou durante dia de chuva - pois a lama pode atrapalhar. Um amigo nosso já atolou uma vez que foi quando havia muita lama.

Também há um trecho com passagem em água (não alta). Nós fomos com um Uno.

Há duas bifurcações (não estão bem sinalizadas) nessa estrada : mantenha sempre a direita.
É importante notar que essa estrada é muito utilizada por motocross’es. Então dirija bem devagar e com cinto de segurança (POR VIA DAS DÚVIDAS).
3.2.Trilha
3.2.1.Breve Descrição
Este passeio é praticamente sem trilha. Existe apenas uma pequena caminhada de 850 metros entre o estacionamento e a área da Cachoeira, dispensando assim, maiores detalhes sobre este trecho.

O único ponto de atenção é a respeito dos motocross’es que passam por este local. Então a pé é também necessário tomar muito cuidado.

3.3.Mapas

08:30 - 09:00Estrada de Terra Raposos - Cachoeira
09:00 - 09:15Mini-trilha para a Cachoeira
09:15 - 11:00Cachoeira
11:00 - 13:00 Parte alta da Cachu (OPCIONAL)
13:00 - 13:30Ida ao restaurante
13:30 - 15:30Almoço
15:30 - 17:00Volta para BH

*Esta tabela é uma simulação, onde escolhemos a logística de nossa preferência e onde colocamos um tempo médio para os eventos.
*A duração dos eventos pode variar, dependendo das condições.
*A ida para a parte alta da cachoeira é opcional. É um trecho difícil e um pouco perigoso de trilha (devido a altura).

4.Onde Ficar
Não sabemos dizer sobre a estadia em Raposos ainda. Em breve...!

5.Alimentação
Como este é um passeio de um dia, pode-se escolher a boa estratégia de ir cedo para a cachoeira, curti-la até o meio da tarde e depois passar em um bom restaurante.

Existe um restaurante tradicional muito próximo a cachoeira e com preços bons (serve vários tipos de pratos, inclusive pratos executivos por menos de R$15,00) que nos serviu muito bem. Restaurante Alpenrose, marcado no mapa, que fica no distrito de Morro Vermelho. Fica aberto até tarde. O restaurante é famoso porque é ponto de encontro dos motoqueiros (encontrará inclusive registros no google sobre isso).

O ponto no mapa está marcado como “Restaurante Alemão”.

6.Cachoeira Santo Antônio

Cachoeira de Santo Antônio
Altura
~15m
É possível alcançar a queda?
Sim - com dificuldade (tenha cuidado)
É possível chegar ao topo da queda?
Sim - com dificuldade
Queda livre ou Corredeira?
Livre
Ficabilidade debaixo da Queda
Muito difícil - aventura!
Ficabilidade no Local
Média
Solo do Poço
Areia e pedras

*Medida da altura é aproximada.. foi medida com referencia humana média.
*Dimensões do poço medido por aproximação, (Largura x Comprimento x Profundidade).

7.FAQ
Dá pra ir de onibus pra essa cachoeira?
Atualmente não. Porque há 20km de estrada de terra, só motos e carros passam por ali.

Dá pra ir com meu carro popular?
A estrada de terra está em medianas condições. Dá pra ir sim. Só se chover na véspera ou no dia é uqe pode complicar um pouco. Fique de olho na previsão do tempo antes de ir. Não tem passanges por rio pro carro não.

8.Dicas

• Na estrada de terra, não corra! Muitas motos percorrem o local em velocidade alta. Evite o acidente evitando estragar o passeio
  • Depois do passeio vá no restaurante Alpenrose, pertinho da cachoeira. Mas tenha em mente, que o restaurante pode estar meio lotado de motocross’es. (quando nós fomos não estava, mas vai saber...
  • Se estiver levando crianças, fique de olhos nela, devido as motos, principalmente nos 800 metros entre o estacionamento e a Cachoeira.
  • É possível ir acima da queda, mas a pseudo-trilha é um pouco perigosa. Se for fazer, faça com cautela e com muita calma.
  • Existe um ponto secreto no poço, onde é possível ficar perto da queda e mesmo assim dá pé. Rastreie a parte esquerda do poço, na borda esquerda, no ponto equidistante entre a cachoeira a beirada existe um banco de areia (surpreendente) que dá apoio pra ficar descansando e vencer a queda.
  • Há casos relatados de mortes de pessoas tentando alcançar a queda. De fato é uma queda muito forte e pode ser traiçoeira. Tenha cuidado!
  • Visite esta cachoeira antes que alguma mineradora a destrua!

9.Relato, Fotos e Vídeos
Saímos tranquilamente, sem pressa, em direção a Raposos, passando por Nova Lima. Paramos no supermercado logo na saída de BH compramos algumas barrinhas (nada demais) e fomos em direção a Raposos.

Chegando a Raposos não havia placas para a cachoeira, mas o Thiago, nosso amigo e motô, conhecia muito bem a cachoeira e foi direto para a estrada de terra, sem erros. Não sabia que a estrada de terra era tão longa, mas tudo transcorreu sem problemas. Só no finalzinho é que quase trombamos DE FRENTE com uma motocross que estava em alta velocidade (e nós também estávamos um pouco, hehe), por isso, vá devagar pra evitar estragar o passeio!

Chegamos tranquilos, paramos o carro e fomos em direção a cachoeira. Do lado do estacionamento há uma placa que indica o caminho para lá.

Placa no estacionamento
vire a esquerda
From Cachoeira Santo Antônio

Nesse trecho também há motos, pois o pessoal com as motos vai até a cachoeira com elas (isso pode incomodar um pouquinho.. mas não tivemos nenhum problema no geral.

Chegamos a cachoeira e curtimos bastante todo o poço e a violenta queda.

Cachoeira - chegando

Pessoal fazendo rapel

Inicio do poo - afunda gradativamente

Além da queda, dá pra descer um pouquinho no leito do rio e curtir pequena quedinhas intermediárias por ali.

Quedinhas intermediárias - um pouco abaixo da cachoeira

Quedinhas intermediárias

Depois de umas 2h nós decidimos tentar ir até o alto da queda, sabendo que era possível, pois havia gente subindo toda hora pra fazer rapel. Desciam o rapel, voltavam a subir e descer novamente.

Então decidimos seguir. Sö que, no meio da subida, a subida se tornou um pouco perigosa. Não há uma exata trilha para subir e emalguns pontos há risco de queda. Como estávamso em um grupo misto (alguns de chinelo também) decidimos não prosseguir. Mas é possivel chegar lá em cima , subindo pela direita da queda (direita de quem está olhando para a queda).

Cachoeira Santo Antônio
A Cachoeira Santo Antônio surprende. Ela é relativamente grande com uma vazão de água muito boa. O poço também é grande: ele começa raso e vai se aprofundando gradativamente, pois o poço é todo arenoso (nao tem muitas pedras).

Nas laterais, o poço é delimitado por paredões quase que lisos, não possibilitando muito que se fique neles não. Sendo assim é um poço bom (em sua parte funda) só pra quem gosta de nadar - tem poucos pontos de apoio.

From Cachoeira Santo Antônio

Foto tirada olhando para a beirada do poço - de costas para a cachoeira

Queda vista de perto

Na parte esquerda do poço (esquerda de quem está olhando para a queda) , no ponto equidistante entre a queda e beirada existe um banco de areia escondido que dá pé, sendo um excelente ponto de apoio pra quem deseja chegar debaixo da queda.

Pra se chegar debaixo da queda é preciso nadar bem e gastar bastante energia.

Paredão esquerdo da cachoeira
não tem muitos lugares pra escorar
From Cachoeira Santo Antônio

Foto tirada no banco de areia escondido na parte esquerda do poço

Luana Cury disse...

Adorei o blog. MUito massa mesmo! Mas uma dúvida: posso acessar essa cachoeira pela BR 262 passando por Sabará e Caeté, correto? Provavelmente o trecho de terra é menor ?

Diego disse...

Luana, acho que só há uma forma de chegar lá de carro, que é essa que citamos no blog....
desconhecemos essa entrada que vc cita..

se vc descobrir, nos avise!!!

Andrade disse...

Olá! Após ler este blog me interessei em conhecer esta cachoeira, então sair hj de BH, bairro dona clara, liguei o GPS e ele me guiou por Sabará e Caeté, a estrada de terra começou em Caeté. A volta fiz conforme os senhores disseram, passando por Raposos e por Nova Lima. Achei q percorri menos estrada de terra indo por Caeté. Obrigado

Lucy disse...

Realmente esta Cachoeira é MUITO BONITA mais o que ela tem de Beleza tem de PERIGO ... Todos os anos inúmeras pessoas morrem neste local!Minha família já perdeu uma pessoa muito querida ai com apenas 18 anos em 2002 junto a ele morreu seu amigo da mesma idade. Mais recente dois irmãos também morreram ai http://reporterdeplantaocaete.blogspot.com.br/2011/12/irmaos-morrem-afogados-na-cachoeira-de.html
Por isso fica o ALERTA !!!

Unknown disse...

Gente, Sou morador da região e Bombeiro militar.
O local é realmente muito bonito a queda ´maravilhosa, mas muito perigoso para quem quer chegar debaixo da queda(quase suicidio). Mas o poço é excelente para fazer uma leve natação. Mas debaixo da queda é pouco aconselhável.

Fala Paulo!
LEgal! tem como disponibilizar um link com o gps??
Essa info é muito valiosa!

Obs: este post é muito acessado pelo povo de BH.

Lucy e Lucas: de fato, vimos como pode ser perigoso. Vamos adicionar uma nota ao post alertando. Obrigado!

Unknown disse...

eu consigo chegar na orla da cachoeira de moto de rua com garupa?????

Diego disse...

Eduardo: consegue sim. É uma estrada de terra normal ;)

Unknown disse...

Gostei , quero muito ir la

Fui nessa cachoeira uma vez em 2010 e realmente é muito linda, fui por Sabará e caeté, não lembro direito mas na estrada de terra são 20 ou 30 km ate chegar na cachoeira, de moto da p chegar dentro da cachoeira e de carro a não ser q seja jipe 4x4 fica a 1 km da cachoeira!

Graziela disse...

É um local que fica muito cheio de gente?

TIAGAO disse...

POWW...ANIMEI EM IR,MAS QUERIA SABER SE TEM JEITO DE IR POR CAETE??SERIA MELHOR PRA MIM..

Tem camarada

Teka disse...

Ótimo site. Estou adorando as dicas. Essa cachoeira pode levar cachorro ou é proibido?

Unknown disse...

Tem que pagar alguma coisa para ter acesso a cachoeira?

Graziela: sim.
Tiagao: acho que tem, mas não tenho certeza..
Teka: a cachoeira é livre. mas em fim de semana eu não recomendo, fica muito cheio, ele vai se assustar.
Renato: não tem que pagar. a entrada é livre.

Lucy disse...

ALERTA !!!!!
Em 2014 vim aqui alertar sobre os PERIGOS da cachoeira de Santo Antonio, pedindo as autoridades que colocassem ALERTAS sobre os perigos que existem próximo a queda d'água apos a perda do nosso ente querido!!!!
E hoje mais uma vez me deparo com outra matéria de mais uma vitima desse lugar, nenhuma autoridade nem de Caeté nem de Raposos tomaram nenhuma providencias. Quantos mais precisaram morrer pra que algo seja feito????? segui a materia de ultima vitima feita por essa cachoeira https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/01/24/bombeiros-fazem-buscas-por-banhista-em-cachoeira-de-raposos-na-grande-bh.ghtml